O guerreiro solitário: Football Leaks e a luta pela transparência no futebol
As obscuridades do futebol mundial têm um grande opositor que tem gerado grandes dores de cabeça aos cartolas de todo o planeta. Desde setembro de 2015, o site FootBall Leaks tem revelado contratos e documentos sigilosos de grandes clubes do futebol europeu, divulgando salários, bonificações, e até participações irregulares de fundos de investimentos em negociações.
O último alvo do site foi o contrato do atacante brasileiro Neymar com o Barcelona que, nesta segunda-feira (11), foi divulgado pelo FootBall Leaks, revelando salários, bonificações e até algumas cláusulas curiosas no vínculo do camisa 11 com o clube catalão.
Football Leaks tem disponibilizado quase que diariamente documentos que garante serem oficiais, com informações e detalhes contratuais, gerando grande burburinho na imprensa europeia. Uma das principais consequências do trabalho do FL foi a punição ao Twente, da Holanda, que foi expulso das competições continentais por três temporadas por envolvimento com o grupo Doyen Sports (fundo de investimentos envolvida em grande parte dos documentos vazados pelo site).
Agindo de maneira independente, o site ganhou o mundo através das redes sociais, e se diz disposto a ajudar a limpar o futebol em todo o planeta: “A nossa única pretensão é a transparência e o fim desta nuvem cinzenta que paira no futebol mundial”, escreveu o FottBall Leaks em seu perfil no Facebook. “Deixamos uma garantia, o Football Leaks não será silenciado, e faremos de tudo ao nosso alcance para ajudar a contribuir para um desporto mais limpo e transparente. Basta de offshores e de ingerências nos clubes!”, completou.
Criado em Portugal com servidor russo, o FootBall Leaks surgiu após o fim da janela de transferência do futebol europeu em 2015. Em entrevista ao site alemão 11Freunde, um representante do site, que não se identificou, explicou o foco do FL.
“Nosso principal objetivo na época era expor todas as mentiras e controvérsias dentro dos clubes portugueses. A última janela de transferências de verão foi a mais intensa da história em Portugal, houve transferências chocantes, como por exemplo a de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting, controvérsias e muitas perguntas sem respostas, principalmente envolvendo o Sporting. Decidimos ajudar as pessoas a entenderem o que realmente aconteceu, então focamos em desmascarar isso. E, felizmente, conseguimos ir além, graças às nossas fontes”, disse.
A notoriedade do FootBall Leaks aumentou a partir do momento em que o site divulgou informações do contrato de Gareth Bale junto ao Real Madrid, comprovando que o galês foi a transferência mais cara da história ao trocar o Tottenham pelo clube espanhol, superando até a negociação de Cristiano Ronaldo, também do Real.
Outros nomes também foram alvo do site. Detalhes da transferência de James Rodríguez para o Real Madrid em 2014 foram divulgados pelo FL, assim como negociação entre Manchester City e Atlético de Madrid na venda de Sérgio Aguero para os ingleses. O contrato de Luis Suárez com o Barça também ficou às claras graças ao FootBall Leaks. O site revelou ainda que o empresário português Sérgio Mendes tentou comprar os documentos adquiridos pelo FL, e que um detetive foi contrato pelo agente para identificar os responsáveis pelas publicações.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.