O guerreiro solitário: Football Leaks e a luta pela transparência no futebol

  • Por Jovem Pan
  • 11/04/2016 08h49
Site FootBall Leaks tem como principal objetivo lutar contrar as obscuridades do futebol mundial

As obscuridades do futebol mundial têm um grande opositor que tem gerado grandes dores de cabeça aos cartolas de todo o planeta. Desde setembro de 2015, o site FootBall Leaks tem revelado contratos e documentos sigilosos de grandes clubes do futebol europeu, divulgando salários, bonificações, e até participações irregulares de fundos de investimentos em negociações.

O último alvo do site foi o contrato do atacante brasileiro Neymar com o Barcelona que, nesta segunda-feira (11), foi divulgado pelo FootBall Leaks, revelando salários, bonificações e até algumas cláusulas curiosas no vínculo do camisa 11 com o clube catalão.

Football Leaks tem disponibilizado quase que diariamente documentos que garante serem oficiais, com informações e detalhes contratuais, gerando grande burburinho na imprensa europeia. Uma das principais consequências do trabalho do FL foi a punição ao Twente, da Holanda, que foi expulso das competições continentais por três temporadas por envolvimento com o grupo Doyen Sports (fundo de investimentos envolvida em grande parte dos documentos vazados pelo site).

Agindo de maneira independente, o site ganhou o mundo através das redes sociais, e se diz disposto a ajudar a limpar o futebol em todo o planeta: “A nossa única pretensão é a transparência e o fim desta nuvem cinzenta que paira no futebol mundial”, escreveu o FottBall Leaks em seu perfil no Facebook. “Deixamos uma garantia, o Football Leaks não será silenciado, e faremos de tudo ao nosso alcance para ajudar a contribuir para um desporto mais limpo e transparente. Basta de offshores e de ingerências nos clubes!”, completou.

Criado em Portugal com servidor russo, o FootBall Leaks surgiu após o fim da janela de transferência do futebol europeu em 2015. Em entrevista ao site alemão 11Freunde, um representante do site, que não se identificou, explicou o foco do FL.

“Nosso principal objetivo na época era expor todas as mentiras e controvérsias dentro dos clubes portugueses. A última janela de transferências de verão foi a mais intensa da história em Portugal, houve transferências chocantes, como por exemplo a de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting, controvérsias e muitas perguntas sem respostas, principalmente envolvendo o Sporting. Decidimos ajudar as pessoas a entenderem o que realmente aconteceu, então focamos em desmascarar isso. E, felizmente, conseguimos ir além, graças às nossas fontes”, disse.

A notoriedade do FootBall Leaks aumentou a partir do momento em que o site divulgou informações do contrato de Gareth Bale junto ao Real Madrid, comprovando que o galês foi a transferência mais cara da história ao trocar o Tottenham pelo clube espanhol, superando até a negociação de Cristiano Ronaldo, também do Real.

Outros nomes também foram alvo do site. Detalhes da transferência de James Rodríguez para o Real Madrid em 2014 foram divulgados pelo FL, assim como negociação entre Manchester City e Atlético de Madrid na venda de Sérgio Aguero para os ingleses. O contrato de Luis Suárez com o Barça também ficou às claras graças ao FootBall Leaks. O site revelou ainda que o empresário português Sérgio Mendes tentou comprar os documentos adquiridos pelo FL, e que um detetive foi contrato pelo agente para identificar os responsáveis pelas publicações.