O início, o meio e o fim: a história de Felipe Massa em Interlagos

  • Por Jovem Pan
  • 12/11/2016 20h47
Andrew Hone/ Pirelli Felipe Massa vai se despedir de Interlagos depois de 12 provas disputadas na carreira

Este domingo é um dia especial em Interlagos. Não apenas pela possibilidade do campeão mundial da Fórmula 1 de 2016 ser conhecido. O autódromo de São Paulo, que consagrou tantos pilotos na história do automobilismo e proporcionou tantas alegrias aos torcedores, vai se despedir de Felipe Massa. O brasileiro de 35 anos anunciou sua aposentadoria para o fim da atual temporada e disputa logo mais o seu último Grande Prêmio do Brasil.

Considerado um dos grandes pilotos brasileiros da F1, Massa fez sua estreia na principal categoria do automobilismo em 2002, pela Sauber. No ano seguinte foi convidado pela Ferrari para ser piloto de testes, retornando as pistas em 2004, novamente na Sauber. A partir daí, não parou mais. Em 2006, substituiu Rubens Barrichello na Ferrari, onde viveu seus melhores momentos, especialmente em Interlagos, onde conquistou duas das 11 vitórias na carreira.

Recentemente, em entrevista ao programa Pânico, da Jovem Pan, o piloto brasileiro disse que, apesar de toda a dificuldade que é correr no autódromo de São Paulo, ele sempre se deu bem. “Em Interlagos eu consegui duas vitórias, me tornei o brasileiro com mais pódios no Grande Prêmio do Brasil. A energia da torcida é algo inexplicável. Dizem que quem joga em casa, joga melhor. E eu sempre joguei bem em casa”.

O início

Ao todo, Felipe Massa participou de 12 corridas no Brasil. Sua estreia em Interlagos aconteceu em 2002, ano em que iniciou sua trajetória na Fórmula 1. Correndo pela Sauber, o brasileiro largou em 12° lugar e acabou não terminando a prova, percorrendo 41 voltas. O GP do Brasil daquele ano ficou marcado pela bandeirada final que era para ter sido dada por Pelé, que se distraiu e não agitou a bandeira quando Michael Schumacher cruzou a linha de chegada.

No ano seguinte, sem espaço na Sauber, Felipe Massa foi convidado pela Ferrari para ser piloto de testes da escuderia italiana. Após um ano acumulando experiência e ajudando no aperfeiçoamento dos carros de Michael Schumacher (que conquistaria o seu sexto título na F1) e Rubens Barrichello, o brasileiro voltou para a Sauber, ficando na equipe até o fim da temporada 2005.

Em 2003, Felipe Massa foi piloto de testes da Ferrari

Nesses dois anos correndo pela Sauber, Felipe Massa participou de dois GP do Brasil. Em 2004, o piloto surpreendeu os torcedores brasileiros ao largar na quarta posição e liderar a prova por duas voltas, com a parada dos líderes. No final, Massa encerrou o jejum de pontos dos brasileiros em casa ao receber a bandeirada da top model Gisele Bündchen em oitavo lugar. No ano seguinte, não repetiu a boa atuação e encerrou a prova na 11ª posição.

O meio

No final de 2005, a Ferrari anunciou a saída de Rubens Barrichello. O brasileiro foi substituído por Felipe Massa, que já havia sido piloto de teste da escuderia italiana em 2003 e fez boas corridas ao longo da temporada com a modesta Sauber. A ida para a Ferrari mudaria completamente o rumo da carreira de Felipe Massa, que passou a ter condições de brigar pelas primeiras posições.

Logo em sua primeira temporada como um dos pilotos principais da escuderia italiana, Felipe Massa conquistou duas vitórias: a primeira aconteceu no dia 27 de agosto, na Turquia, e a segunda, a mais especial, no GP do Brasil, no dia 22 de outubro. A conquista em São Paulo foi histórica tanto para o piloto, quanto para os torcedores, que não comemoravam uma vitória de brasileiro em casa desde 1993, quando Ayrton Senna venceu a corrida em Interlagos.

Em 2006, Felipe Massa conquistou sua primeira vitória em Interlagos

Em 2007, Felipe Massa esteve muito próximo de sua segunda vitória no GP do Brasil. Mesmo sem chance de título, o piloto conquistou a pole position, liderou a prova por 46 voltas, mas acabou chegando em segundo lugar, atrás do companheiro de equipe Kimi Räikkönen. A vitória do finlandês só aconteceu devido a um jogo de equipe da Ferrari, para que o Räikkönen conquistasse o título mundial da temporada.  

No ano seguinte foi à vez de Felipe Massa estar na briga pelo título. O brasileiro perdeu o campeonato para Lewis Hamilton por diferença de apenas um ponto. A decisão da temporada 2008 aconteceu justamente em Interlagos. O piloto da casa venceu a prova, porém na penúltima curva da última volta, o britânico ultrapassou o alemão Timo Glock e garantiu o título mundial.

O fim

Apesar do vice em 2008, Felipe Massa conquistou sua segunda vitória em Interlagos, feito alcançado apenas pelos campeões mundiais de Fórmula 1 e ídolos do automobilismo, Ayrton Senna (1991 e 1993) e Emerson Fittipaldi (1973 e 1974). Porém, a partir daquele resultado, a carreira do piloto brasileiro passou a declinar. A fase ficou mais critica em 2009, durante o treino classificatório para o GP da Hungria, quando sofreu um grave acidente.

O piloto brasileiro foi atingido na cabeça por uma mola que se soltou do carro de Rubens Barrichello, então piloto da Brawn GP. O impacto fez com que o piloto perdesse a direção do carro, se chocando fortemente contra a proteção de pneus. Resgatado de helicóptero, foi conduzido a um hospital local, onde foi diagnosticado fraturas no crânio, além de uma pequena fratura cerebral.

Felipe Massa teve que passar por diversas cirurgias, ficando semanas internado em coma induzido, respirando com ajuda de aparelhos. Liberado, voltou ao Brasil para dar início ao tratamento de recuperação. Durante o período fora das pistas, foi substituído por Lucas Badoer e posteriormente Giancarlo Fisichella, perdendo diversas provas, inclusive o Grande Prêmio do Brasil daquela temporada.

A volta do brasileiro as pistas aconteceu somente em 2010. Entretanto, Felipe Massa não conseguiu recuperar o bom rendimento e perdeu espaço na Ferrari para o espanhol Fernando Alonso. Em 2010, terminou o GP do Brasil na 15ª posição, seguindo por um quinto lugar na temporada seguinte. Em 2012, o piloto brasileiro conquistou um pódio, chegando em terceiro, antes de se despedir da Ferrari em 2013, com uma sétima posição em Interlagos.

No final do mesmo ano, acertou sua ida para a Williams. A expectativa para defender a nova escuderia era grande, mas a realidade se mostrou dura com o brasileiro. Em 2014, conseguiu apenas dois pódios, sendo um no GP do Brasil, quando chegou em terceiro. No ano seguinte, os resultados não foram diferentes. Na corrida em Interlagos, Felipe Massa acabou sendo desclassificado por irregularidades na temperatura do carro e pressão dos pneus.

Agora, neste domingo, o objetivo do piloto brasileiro é tentar se despedir da pista onde viveu os melhores momentos da carreira com um bom resultado. Resta saber se o seu carro irá deixar. Torcida não faltará.

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