O nascimento do Rei da Chuva: há 30 anos, Senna vencia sua primeira corrida na F1
Há exatos 30 anos o Brasil comemorou pela primeira vez uma vitória de Ayrton Senna. A primeira, das 41 vitórias de Senna na Fórmula 1, chegou debaixo de muita chuva, era o nascimento do Rei da Chuva.
Era a segunda corrida da temporada 1985 da Fórmula 1. E era apenas o segundo ano de Ayrton na principal categoria do automobilismo mundial. Pilotando a clássica Lotus, preta, Senna fez, sob condições muito adversas, a corrida que ele mesmo considerou a melhor de toda a sua carreira.
O circuito de Estoril, em Portugal, viu um jovem piloto, então com 25 anos, fazer a pole position no sábado, deixando Alain Prost em segundo. Mas o melhor estava por vir: foi no domingo, debaixo de uma tempestade que castigou a pista ao longo de toda a corrida, que Senna liderou de ponta a ponta. Dos 25 carros que iniciaram o GP, apenas 9 cruzaram a linha de chegada, tamanha a dificuldade de pilotar naquela situação.
Ayrton voltou a venceu outras 6 corridas em 1985, terminado o campeonato na quarta posição. O Mundial daquele ano foi conquistado por Alain Prost, que viria a ser o grande rival de Senna na Fórmula 1.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.