Obras do Rio 2016 estão no prazo e Baía de Guanabara será usada, garante APO

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2015 14h45

Local mostra péssimas condição a 500 dias dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Marcelo Fonseca/Folhapress Poluição na Baía da Guanabara

Na contramão de veículos de imprensa e especialistas que alertam para o andamento das obras para os Jogos Olímpicos de 2016, Marcelo Pedroso, presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO) está otimista. Em entrevista ao repórter Thiago Muniz, da Rádio Jovem Pan, o dirigente garantiu a entrega de todas as obras envolvidas no evento e até mesmo o uso da Baía de Guanabara para a disputa da vela – mesmo depois de um estudo da agência Associated Press apontar que a água do local está contaminada.

“A avaliação (do andamento das obras) é bastante positiva. Há um volume significativo de obras em curso, mas nós temos acompanhado a preparação da cidade e vamos conseguir entregar todas as obras que hoje se encontram dentro do seu cronograma, o que nos dá a segurança de que vamos conseguir fazer todas as entregas necessárias”, afirmou Marcelo Pedroso. Segundo ele, até mesmo as construções relacionadas ao transporte público estarão prontas antes do início dos Jogos.

“As entregas começam no próximo semestre e se estendem ao longo do primeiro semestre de 2016. Há uma série de obras em curso, como metrô, BRT, VLTs, que são obras de vulto que vao complementar o sistema de transporte e garantir um legado de desenvolvimento para o Rio de Janeiro, de ligação da Zona Oeste com a Sul. Todos serão entregues antes da realização dos Jogos”, disse o dirigente.

Sobre a Baía de Guanabara, apontada como imprópria para a prática de esportes por conta da poluição, Pedro também mostrou otimismo. “Há um conjunto de medidas já implementadas no ano passado, por conta do primeiro evento-teste de vela. Naquela oportunidade, medidas como o reforço no programa de ecobarreiras, o início de um programa de ecobarcos e a aplicação de bioremediação mostraram-se eficientes e permitiram o êxito da realização da competição, com ampla cobertura da imprensa”, explicou. “Não existe preocupação sobre a área atender aos requisitos”.

Nesta quarta-feira (5), faltará exatamente um ano para o início das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.