Once Caldas busca milagre para reverter vantagem do Timão na Libertadores

  • Por Agencia EFE
  • 10/02/2015 17h29

Bogotá, 10 fev (EFE).- Só um milagre tira o Corinthians da fase de grupos da Taça Libertadores nesta quarta-feira, quando a equipe paulista enfrenta o Once Caldas, na cidade colombiana de Manizales, e pode perder por até três gols de diferença que ainda assim fica com a vaga na sequência do principal torneio sul-americano.

A tranquilidade veio depois do bom desempenho do Timão no duelo de ida, na Arena Corinthians, em São Paulo, na última quarta-feira. Afastando o “fantasma do Tolima”, os comandados de Tite venceram por 4 a 0, mesmo com as expulsões do atacante peruano Paolo Guerrero, ainda no primeiro tempo, e do lateral-esquerdo Fábio Santos.

Nunca antes na história da Libertadores um time conseguiu reverter uma vantagem como a construída pelo Timão, que, além dos dois suspensos pelos cartões vermelhos, não poderá contar com Cristian. O volante, recém-repatriado, ficou em São Paulo para se recuperar fisicamente após a vitória no clássico contra o Palmeiras.

Tite deve definir a equipe que enfrenta o Once Caldas em um treino que será realizado na noite desta terça-feira, no estádio Palogrande, palco do jogo. O treinador preferiu o mistério sobre a escalação, pelo menos quanto ao substituto no setor ofensivo.

O colombiano Stiven Mendoza estreou entre os titulares na partida contra o Palmeiras e agradou o técnico, mas deve perder a posição para Danilo, autor do gol do triunfo no clássico. Já na lateral, Uendel é o preferido para ficar com a vaga.

Outra mudança em relação ao duelo pelo Campeonato Paulista ocorrerá na zaga. O veterano Edu Dracena, apesar de elogiado por Tite, dará lugar a Felipe, que fará dupla com Gil.

Apesar da ampla vantagem, o meia Renato Augusto afirmou que nada está definido e espera encontrar um adversário motivado a tentar uma virada histórica.

“O Once Caldas tem um bom futebol e é uma equipe muito difícil de enfrentar. Essa será uma partida diferente”, disse o atleta sobre o duelo, destacando também a altitude de 2.160 metros da cidade de Manizales como dificuldade para o campeão da Libertadores em 2012.

A motivação é o principal desafio do técnico colombiano Flabio Torres, que garantiu uma equipe focada e “com muita seriedade” na partida de volta da fase “pré-Libertadores”.

“Vamos tentar ao máximo ganhar a partida e alcançar os quatro gols. Não podemos desistir de nada porque ainda temos 90 minutos de jogo dentro da nossa casa”, afirmou o treinador.

A situação do Once Caldas também não é boa no Campeonato Colombiano, no qual a equipe acumula duas derrotas consecutivas, a última no fim de semana frente ao Atlético Júnior por 2 a 1.

“O jogo de amanhã é vital. Temos que ter uma predisposição ofensiva porque precisamos dos gols”, acrescentou Torres.

O Once Caldas, campeão da Libertadores em 2004, tem pelo menos uma ausência confirmada para o jogo, já que o lateral-esquerdo Luis Murillo também recebeu cartão vermelho na Arena Corinthians. O provável substituto é Fausto Obeso, que pode atuar pelos dois lados do campo.

Se conseguir a vaga, o Corinthians entrará no grupo 2 da Libertadores, e enfrentará logo na primeira partida o São Paulo. O atual campeão San Lorenzo e o Danúbio completam a chave.

None

Prováveis escalações:

Once Caldas: Cuadrado; Moreno, Piedrahíta, Pérez e Obeso; Lopera, Valoy, Henao e Balanta; Arango e Penco. Treinador: José Flabio Torres.

Corinthians: Cassio; Edilson, Felipe, Gil e Uendel; Ralf, Bruno Henrique, Petros e Renato Augusto; Danilo (Mendoza) e Émerson. Treinador: Tite.

Árbitro: Darío Ubriago (Uruguai), auxiliado pelos compatriotas Miguel Nievas e Carlos Pastorino.

Estádio: Palogrande, em Manizales (Colômbia). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.