ONU pede respeito à trégua olímpica durante os Jogos de Sochi
Jogos de Inverno de Sochi começam no dia 6 de fevereiro
Jogos de Inverno de Sochi começam no dia 6 de fevereiroO secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, pediu nesta sexta-feira respeito à trégua olímpica durante a realização dos Jogos de Inverno de Sochi, que acontecerão nessa cidade russa entre os dias 7 e 23 de fevereiro.
“Os atletas de Sochi podem levar a bandeira de muitos países, mas todos chegam unidos sob o estandarte da igualdade, do fair play, do respeito mútuo e da não discriminação”, disse Ban em mensagem.
O principal responsável das Nações Unidas encorajou todos os envolvidos nos Jogos, tanto governos e grupos como organizações e indivíduos, a “sustentar” e “defender” os ideais principais do olimpismo.
“Meus pensamentos estão com os povos da Síria, da República Centro-Africana, do Sudão do Sul e outros que sofram a violência sem sentido, incluídas as famílias que foram vítimas do recente ataque de Volgogrado”, acrescentou Ban.
O secretário-geral, que convocou todos os combatentes a respeitar a trégua olímpica, adotada pelos 193 países-membros das Nações Unidas, pediu que sigam persistindo em fazer o máximo possível para alcançá-la.
“A trégua olímpica tem suas raízes na esperança que, se os povos e nações deixam suas diferenças de lado por um dia, podem ajudar a estabelecer um cessar-fogo mais permanente e o caminho rumo a uma paz duradoura”, comentou Ban.
Por último, o diplomata sul-coreano confiou que nas próximas semanas a chama dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Sochi lembre à comunidade internacional “o que é possível quando os países estão unidos”.
A ONU volta assim a pedir a cessação das hostilidades durante a realização de Jogos Olímpicos, uma tradição que remonta à Grécia antiga, quando se pedia para que as armas fossem baixadas enquanto ardessem as chamas da tocha olímpica. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.