Os decisivos: relembre os artilheiros das últimas 20 finais de Paulistão
O Campeonato Paulista, como um dos estaduais mais fortes do Brasil, sempre contou com grandes craques em seus jogos. Também contou com artilheiros, que foram desequilibraram as finais do torneio.
As torcidas de Santos e Palmeiras, os finalistas da edição 2015 podem olhar para trás e encontrar inspiração para a decisão que começa no domingo (26). Corinthians e São Paulo, mesmo já eliminados, também contaram com grandes artilheiros para levantar o troféu estadual.
A Jovem Pan Online fez um levantamento com os goleadores das últimas 20 finais de Paulistão, de 1991 a 2014 (em certos anos, como 1996, 2005 e 2006 tiveram outras fórmulas de disputa, sem final). Os quatro jogadores que mais balançaram as redes nessas ocasiões são ídolos dos quatro grandes clubes de São Paulo. Veja quem são e relembre algumas de suas atuações marcantes.
Neymar (Santos) – 7 gols e três títulos
Para ser tricampeão paulista em 2010, 2011 e 2012, o Santos contou com sua maior revelação dos últimos anos. Antes de ir para o Barcelona, Neymar ajudou o Peixe a conquistar a Copa do Brasil, a Libertadores e o Paulistão. Nos jogos das finais, o craque marcou sete gols – dois em 2010, contra o Santo André; um em 2011, contra o Corinthians; e quatro em 2012, diante do Guarani.
Raí (São Paulo) – 7 gols em três conquistas
Neymar, pelo Santos, “apenas” repetiu o que Raí já havia feito pelo São Paulo na década de 1990. O eterno ídolo tricolor foi decisivo em três conquistas do Campeonato Paulista. Nas finais contra o Corinthians, em 1991, ele balançou a rede três vezes. Diante do Palmeiras, no ano seguinte, Raí marcou mais três gols. Por fim, em 1998, novamente contra o Corinthians, foi um gol na decisão.
Marcelinho Carioca (Corinthians) – 5 gols em três títulos
O “Pé de Anjo” não é um dos maiores ídolos do Corinthians à toa. Entre os diversos títulos conquistados pelo clube, estão três Campeonatos Paulistas com gols nas decisões. Em 1995, diante do Palmeiras, ele marcou o gol de empate na virada do segundo jogo. Quatro anos depois, em 1999, o meia balançou as redes mais duas vezes diante do Verdão. Por fim, em 2001, na vitória por 3 a 0 na primeira partida da decisão contra o Botafogo-SP, Marcelinho Carioca marcou mais dois gols.
Evair (Palmeiras) – 4 gols em duas decisões
Evair é o único desta lista não foi tricampeão estadual. Também é o que menos fez gols em decisões do torneio. Entretanto, fez o bastante para marcar seu nome eternamente na história do Palmeiras. O eterno camisa 9 marcou duas vezes em 1999, nas decisões que deram o título ao Corinthians, o que não adiantou muito. Mas, em 1993, Evair balançou as redes na vitória por 3 a 0 sobre o Timão no segundo jogo da final. A partida foi para a prorrogação, e o atacante foi novamente decisivo ao converter o pênalti que tirou o Palmeiras da fila após 16 anos sem levantar um troféu. A imagem do craque correndo de braços abertos para comemorar o feito está até hoje arrepia qualquer torcedor alviverde.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.