Ouro no Rio 2016, Rafaela pediu desculpas após decepção em Londres; relembre

  • Por Jovem Pan
  • 08/08/2016 17h52
RJ - OLIMPÍADA/JUDÔ - ESPORTES - Sumiya Dorjsuren da Mongólia (MGL) e Rafaela Silva do Brasil (BRA) na disputa de ouro do Judô até 57 Kg feminino da Olimpíada Rio 2016 realizado na Arena Carioca 2. NÃO DISPONÍVEL PARA LICENCIAR NA CHINA 08/08/2016 - Foto: CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO CELSO PUPO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO Rafaela Silva é campeã olímpica no Rio 2016

O dia 8 de agosto jamais será esquecido por Rafaela Silva. Quatro anos após ser desclassificada das Olimpíadas de Londres por tentar aplicar um golpe ilegal na adversária e se tornar vítima ataques racistas nas redes sociais, a judoca entrou para a história do esporte brasileiro ao conquistar a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em sua cidade natal.

Em 2012, a brasileira chegou a se desculpar com os torcedores pelo resultado, dizendo que poderia ter sido melhor. Agora, em 2016, Rafaela Silva deu muitas alegrias aos brasileiros, ao vencer Dorjsürengiin Sumiya, da Mongólia, na final feminina do judô na categoria até 57 kg, conquistando a primeira medalha de ouro do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

“A caminhada até aqui foi dura, mas valeu a pena. Muito obrigada pelas mensagens de apoio e pela torcida de todos vocês. Esta vitória é minha e de todos que de alguma maneira contribuíram para realização deste sonho. Que vocês possam se inspirar e vencer como eu consegui! Obrigada, Brasil”, disse a nova campeã olímpica.

Rafaela Silva tem 24 anos e cresceu na comunidade Cidade de Deus. Começou a praticar judô com cinco anos de idade em uma academia na rua de sua casa. Aos oito, entrou no Instituto Reação, no Rio de Janeiro. Em 2011, a carioca ganhou a medalha de prata nos Jogos Pan-americanos de Guadalajara, no México e, em 2015, conquistou a de bronze no Pan de Toronto.

A judoca também conquistou a medalha de ouro no Mundial de 2013, prata no Mundial de 2011 e bronze no World Masters de 2012. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.