Após cirurgia no cérebro, medalhista paralímpica explica como esporte salva e educa

  • Por Jovem Pan
  • 23/10/2018 16h00
João Pires/FotojumpVerônica interagiu com crianças conversando e correndo

A Liga Nescau Jovem Pan tem uma embaixadora que serve como ótimo exemplo para as crianças: Verônica Hipólito superou diversos problemas de saúde, se tornou campeã mundial e paralímpica de atletismo e agora pode mostrar como o esporte pode salvar e educar desde a infância.

Verônica tem contato com as crianças da Liga Nescau e tenta ensinar valores importantes: “O esporte é essencial como formador de caráter, por causa dos valores que ele pode trazer. Nessa fase é importante entender que nem tudo é ganhar ou perder. Sempre tem algo bom para ganhar. O esporte e a educação mostram que todos nós somos iguais e temos poder. Podemos ser empoderados e emponderar”, explicou ela em entrevista à Jovem Pan.

Verônica pratica esportes desde a infância, mas teve que superar um AVC, a retirada de 90% do intestino grosso e três cirurgias para combater um tumor no cérebro, sendo que uma delas aconteceu neste ano. Mesmo depois disso, ela continua treinando forte e ficou muito satisfeita com o convite para ser embaixadora da Liga Nescau.

“Sempre pratiquei esportes e acreditei nos valores do esporte. Então, quando a Nescau me chamou, fiquei feliz porque casa muito com o que penso. O esporte é para todos, independente de raça e credo, com deficiência ou não. Sempre pode trazer coisas boas. Agora estou voltando da cirurgia e espero acompanhar ainda mais as crianças”, explicou Veronica.

Atualmente Veronica está em fase de recuperação física, por causa da cirurgia. Ela voltou a andar há um mês e até correu com crianças da Liga Nescau na pista de atletismo do clube Esperia. Mas para competir ainda precisa perder cinco quilos até o final do ano e baixar o percentual de gordura de 29% para 18%. E está otimista: “Estou firme da dieta e nos treinos. São seis dias na semana, em dois períodos, fora a fisioterapia. Honestamente, dói tudo, mas sei que vai valer a pena”.

A Liga Nescau tem outros embaixadores importantes, como craque Falcão, a judoca Mayra Aguiar, a jogadora de vôlei Tandara, o ex-nadador Thiago Pereira, a ginasta Flávia Saraiva e o jogador de basquete Yago Mateus. Ao todo, são mais de sete mil alunos envolvidos em 15 modalidades, sendo seis de paradesporto.