Bicampeã olímpica da Alemanha fica paraplégica após acidente de treino
A ciclita Kristina Vogel, de 27 anos, anunciou que ficou paraplégica depois de colidir com outro atleta enquanto treinava no velódromo de Cottbus, na Alemanha. O acidente ocorreu em 26 de junho, mas a atleta só falou sobre o assunto nesta semana, em entrevista à tradicional revista alemã Der Spiegel.
“É uma merda, não há outro jeito de colocar isso. Não importa como você empacote, eu não posso mais andar. Mas acredito que quanto mais cedo você aceitar uma nova situação, mais cedo aprenderá a lidar com ela”, disse Vogel à publicação.
A atleta, campeã olímpica e mundial de ciclismo, disse que não queria que as pessoas a vissem lesionada, mas contou que resolveu conversar sobre o assunto porque está bem. “Eu ainda sou a mesma pessoa maluca. Eu quero ser uma fonte de motivação para os outros, disse. Ela marcou uma entrevista coletiva para a próxima quarta-feira.
Vogel já tinha sofrido ferimentos graves quando foi atingida por um microônibus, em 2009. Na ocasião, ela foi colocada em coma induzido, mas lutou para ganhar o ouro olímpico no sprint da equipe de ciclismo de pista em Londres em 2012.
Nas Olimpíadas do Rio, em 2016, ela ganhou o ouro no sprint individual, mesmo depois de sua sela quebrar a 60 quilômetros por hora a poucos metros do fim.
Vogel ganhou onze títulos mundiais – um recorde que ela divide com a australiana Anna Meares. Ela também tem três ouros títulos europeus.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.