COI diz que 22 atletas norte-coreanos participarão dos Jogos de Inverno
Vinte e dois atletas norte-coreanos de três esportes diferentes participarão dos Jogos Olímpicos de Inverno de PyeogChang. O anúncio foi feito neste sábado (20) pelo presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach.
O COI decidiu abrir uma exceção e permitir a participação dos atletas apesar de todas as datas limites terem expirado. “Hoje é um grande dia, no qual o espírito olímpico uniu todas as partes”, afirmou o presidente do COI.
O presidente fez estas declarações ao término do encontro em que participaram a delegação da Coreia do Norte, a da Coreia do Sul e do comitê organizador de PyeongChang, junto com os representantes do COI.
Os 22 esportistas, que estarão acompanhados de 24 treinadores e outros funcionários, competirão em cinco disciplinas distintas: patinação artística, patinação de velocidade em pista curta, esqui de fundo, esqui alpino, e hóquei sobre gelo.
Neste último esporte, haverá uma equipe feminina composta por atletas norte e sul-coreanas, como ambos países tinham acordado recentemente. Será a primeira vez nos Jogos Olímpicos que haverá uma equipe unificada de ambas Coreias.
Nas outras disciplinas a participação dos atletas foi garantida como uma vaga para patinação artística, duas para patinação de velocidade em pista curta, três para esqui de fundo e três para esqui alpino.
Todas estas decisões constam na Declaração “da Península da Coreia”, que foi assinada por todos os participantes, incluídos o ministro norte-coreano de Esportes, Kim il-guk, e seu homólogo sul-coreano, Do Jong-hwan.
Outra decisão previamente tomada, mas ratificada pelo COI, foi a que, pela primeira vez em 12 anos, as duas Coreias desfilarão juntas e sob uma mesma bandeira na abertura de uns Jogos Olímpicos, algo que já ocorreu em outras três ocasiões.
A delegação unificada desfilará sob o nome da “Coreia “e dois atletas – um norte-coreano e um sul-coreano, e um homem e a outra mulher – levarão a bandeira da unificação.
Todo o material técnico será proporcionado aos atletas norte-coreanos pelo COI e as federações internacionais uma vez chegados à cidade sul-coreana, especifica a declaração.
Em seu discurso inaugural perante os convidados, Bach disse que o processo está sendo feito baseado “na crença de que os Jogos Olímpicos estão além das tensões políticas”.
No término de seu discurso, Bach disse que o espírito olímpico “representa o respeito, o diálogo e a compreensão. Os Jogos Olímpicos de PyeonChang 2018 devem abrir a porta para um futuro mais brilhante na península coreana”.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.