Do bobsled ao curling: conheça as modalidades dos Jogos de Inverno

  • Por Jovem Pan
  • 08/02/2018 07h30 - Atualizado em 08/02/2018 07h33
EFE Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang será disputado entre os dias 9 e 25 de fevereiro

Mais de três mil atletas de 92 países vão participar da 23ª edição dos Jogos Olímpicos de Inverno em PyeongChang, na Coreia do Sul. Serão 17 dias de competição em sete modalidades e 15 categorias diferentes, muitas delas desconhecidas nos países tropicais como o Brasil. Para ficar por dentro e não perder nenhum detalhe do evento que vai movimentar o esporte mundial, a Jovem Pan apresenta o que está em disputa. Confira:

Biatlo

O biatlo começou a ser disputado nos Jogos de Squaw Valley, em 1960. A modalidade é uma combinação do esqui cross-country com o tiro esportivo e tem como origem as praticas de caça realizadas na Europa. Além de esquiar, os competidores têm que atirar com uma carabina em duas posições ao longo do percurso: em pé, numa distância de 11,5 metros, e deitado com alvos de 4,5 metros. É disputado individualmente entre homens e mulheres, além do revezamento.

Curling

O curling é uma modalidade coletiva dos Jogos de Inverno. De origem escocesa, o esporte é disputado por duas equipes de quatro jogadores cada, que se enfrentam para conduzir oito pedras de granito para o mais próximo dos círculos. Um condutor lança a pedra e dois jogadores varrem o piso para diminuir o atrito e deslizá-la até o alvo. O esporte é um dos grandes atrativos dos Jogos devido as estratégias e os gestos peculiares dos competidores.

Deslizamento sobre gelo

Uma das modalidades mais populares dos Jogos, o deslizamento sobre gelo é dividido em três categorias: bobsled, luge e skeleton. A primeira é disputada por dois ou quatro atletas que utilizam trenós para percorrerem a pista e ficou conhecida devido ao filme “Jamaica abaixo de zero”, lançado em 1993 e que fez grande sucesso no Brasil ao mostrar a saga de atletas do país do Caribe para participarem das Olimpíadas de Inverno.

O luge e o sketelon também fazem uso do trenó para os atletas competirem e impressionam pela velocidade alcançada nas pistas, que podem chegar até 150 km/h. O que difere as duas categorias é apenas a posição dos atletas no equipamento: no luge, após o impulso inicial, o atleta deita no trenó de costas, ficando com a cabeça para cima. Já no sketelon, o atleta se lança no trenó de bruços com a cabeça para baixo.


Esqui

O esqui é uma das modalidades mais antigas de fácil entendimento dos Jogos de Inverno. Porém, está dividida em cinco categorias: alpino, combinado nórdico, cross-country, livre e salto. A primeira é a que mais se aproxima da prática amadora do esqui, com os atletas descendo um percurso desviando das bandeiras. Nesta categoria existem cinco estilos: downhill, salom, slalom gigante, super-g e super-combinado.

No combinado nórdico, a disputa é dividida em duas provas: a de salto e a de esqui cross-country. Nesta categoria, existe a disputa individual, masculina e feminina, além de equipes. Vence quem somar maior nota no salto e percorrer o percurso no menor tempo. Já a categoria esqui cross-country nada mais é que uma “maratona” na neve, com os atletas percorrendo, com esqui, percursos de 15, 30, 50 quilômetros e revezamento 4 x 10 km, masculino e feminino.

O esqui livre é a versão radical da modalidade e a disputa é dividida também em cinco estilos: aerials, halfpipe, moguls, slopestyle e ski cross. Foi justamente nesta categoria que a atleta brasileira Laís Souza sofreu um grave acidente em 2014. Por último nesta modalidade está o salto, onde o atleta percorre uma rampa íngreme e salta de grandes distâncias, tendo que aterrissar corretamente. Vence que somar mais pontos nas oito baterias disputadas em cada fase.

Hóquei no gelo

O hóquei no gelo é mais uma das modalidades coletivas dos Jogos. O esporte lembra o futebol e tem como objetivo principal marcar gols. No lugar da bola, a disputa acontece com um puch, um botão de borracha, que é manipulado pelos tacos. É uma das modalidades mais dinâmicas e de fácil entendimento. Devido ao enorme contato físico nas partidas, os atletas são obrigados a usarem roupas específicas e capacetes para se protegerem.

Patinação

A patinação é dividida em três categorias: artística, velocidade e velocidade em pista curta. A primeira está presente nos Jogos de Inverno desde a sua primeira edição, em 1924, e envolve elementos das artes plástica e cênica, dança e música. É disputada individualmente, em dupla e dança no gelo, masculino e feminino.

Já patinação de velocidade são semelhantes as provas de atletismo, sendo disputadas em percursos de 500, 1000, 1500, 5000 e 10000 metros. As provas de pista longa acontecem em circuitos específicos, ovais de 400 metros, enquanto as provas de pista curta aproveitam as arenas da patinação artística e do hóquei.

Snowboard

O snowboard é a categoria mais nova da história dos Jogos, tendo estreado nos Jogos de Nagano, em 1998. Considerado um esporte radical, a disputa consiste em atletas percorrendo pistas de neve com os pés fixados em pranchas. O snowboard é disputado em cinco estilos: halfpipe, slalom gigante paralelo, slalom especial paralelo, snowboard cross e a estreante slopestyle, masculinas e femininas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.