Doping faz russos perderem medalha de bronze do torneio misto de curling

  • Por EFE
  • 22/02/2018 11h18
JAVIER ETXEZARRETA / EFE Aleksandr Krushelnitckii havia ganhado a medalha de bronze nas duplas mistas do curling ao lado da esposa Anastasia Bryzgalova

A dupla de russos formada por Aleksandr Krushelnitckii e Alexandra Bryzgalova foi desqualificada nesta quinta-feira (22) dos Jogos Olímpicos de Inverno, disputados em PyeongChang, na Coreia do Sul, e perderam a medalha de bronze conquistada na competição mista de curling.

A punição veio devido ao resultado positivo do jogador em exame antidoping, por uso de meldonium. A Corte Arbitral do Esporte (CAS) confirmou que Krushelnitckii admitiu ter violado regras, embora siga defendendo que não se dopou.

A dupla formada por Krushelnitckii e Bryzgalova, que são casados, terminou o torneio na terceira colocação, após vencer a Noruega por 8 a 4, na última partida pela competição.

Sobre posteriores punições, a CAS informou que o caso seguirá “entre a Federação Mundial de Curling e o atleta”, e que o Comitê Olímpico Internacional (COI) não faz mais parte desse procedimento, a partir da retirada do credenciamento dos Jogos.

“O atleta aceitou uma suspensão provisória, além do período dos Jogos, e se reserva ao direito de buscar uma redução do período de inelegibilidade, se baseando na sua ‘falta de culpa ou negligência’, quando foram concluídos os Jogos”, diz o comunicado da Corte Arbitral do Esporte.

A CAS ainda destaca que a dupla da Noruega, formada por Kristin Skaslien e Magnus Nedregotten herdará a medalha de bronze dos russos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.