Federer é campeão em Dubai e chega ao 100º título na carreira
O tenista Roger Federer voltou a fazer história neste sábado (2). O suíço de 37 anos superou o grego Stefanos Tsitsipas pelo placar de 2 sets a 0, com duplo 6/4, na final do Torneio de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, e alcançou o 100º título da carreira.
A vitória ampliou a lista de marcas expressivas e recordes no currículo do suíço. Federer se tornou apenas segundo homem da história a alcançar os 100 títulos em simples – acima dele está somente o norte-americano Jimmy Connors, dono de 109 troféus.
Ainda entre os homens, mas em duplas, os irmãos Bob e Mike Bryan também já superaram a barreira dos 100 troféus, com 117 e 122, respectivamente.
No geral, Federer se tornou o quinto tenista a alcançar tal marca. Antes dele, três mulheres fizeram história com currículos ainda mais recheados: a checa Martina Navratilova atingiu o surpreendente número de 167 troféus, a norte-americana somou 154 e a alemã Steffi Graf obteve 107 títulos.
Na contabilidade de Federer, que começou em 2001, há apenas os títulos de nível ATP e também os Grand Slams. Não estão nesta lista os três troféus da Copa Hopman (reconhecida pela Federação Internacional de Tênis), a taça da Copa Davis e a medalha de ouro conquistada nas duplas nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Além do fato histórico, o título em Dubai fará Federer deixar o sétimo lugar do ranking e ocupar o quarto posto na lista da ATP a ser atualizada na segunda-feira (4). Tsitsipas, de apenas 20 anos, entrará no Top 10 pela primeira vez na carreira, ao figurar justamente na 10ª colocação.
Com informações de Agência Estado
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.