Federer leva sustos, mas estreia no US Open com vitória sobre revelação local
Não foi a estreia tranquila que teve em anos anteriores no US Open, mas o suíço Roger Federer passou à segunda rodada do quarto e último Grand Slam da temporada, disputado em Nova York. Nesta terça-feira (29), em um dia atrapalhado por causa da chuva constante na cidade norte-americana – que provocou o adiamento de inúmeras partidas -, o atual número 3 do mundo precisou de cinco sets para derrotar o local Frances Tiafoe, uma das revelações da temporada e 70º do ranking da ATP – com as parciais de 4/6, 6/2, 6/1, 1/6 e 6/4, em 2 horas e 37 minutos.
A experiência do tenista de 36 anos acabou prevalecendo sobre a juventude e disposição do norte-americano de apenas 19. Embalado por bons resultados na temporada – como segunda rodada no Aberto da Austrália e em Wimbledon e oitavas de final no Masters 1000 de Cincinnati, com direito a uma vitória sobre o alemão Alexander Zverev -, Frances Tiafoe não esmoreceu contra Roger Federer.
Na segunda rodada, o tenista suíço terá pela frente o vencedor do confronto entre o russo Mikhail Youzhny e o eslovaco Blaz Kavcic. Este duelo deveria acontecer nesta terça-feira, mas foi adiado para esta quarta (30) por causa da chuva. Somente os jogos no estádio Arthur Ashe, a quadra principal do Complexo de Flushing Meadows, puderam ser realizados por causa do teto retrátil.
No confronto direto contra os rivais da segunda rodada, o suíço levou a melhor na única vez que enfrentou Blaz Kavcic e lidera o retrospecto contra Mikhail Youzhny por incríveis 16 a 0. A vitória desta terça-feira também faz com que Roger Federer siga sem perder na estreia de um Grand Slam desde 2003, em Roland Garros.
FEMININO – No primeiro jogo da rodada dupla noturna em Nova York, a torcida local comemorou bastante a estreia vitoriosa da norte-americana Madison Keys. A cabeça de chave número 15 do US Open derrotou a belga Elise Mertens, 39ª colocada do ranking da WTA, por 2 sets a 0 – com parciais de 6/3 e 7/6 (8/6), em 1 hora e 29 minutos.
Sem a presença de Serena Williams, que está grávida, Madison Keys, de 22 anos, é, ao lado de Venus Williams, uma das esperanças de uma boa campanha no US Open. Na segunda rodada terá pela frente a vencedora da partida entre a experiente alemã Tatjana Maria e a convidada local Amanda Kratzer, que se enfrentarão nesta quarta-feira.
Um detalhe curioso do duelo desta terça-feira estava nas tribunas. Ex-números 1 do mundo, a norte-americana Lindsay Davenport e a belga Kim Clijsters têm relações muito próximas com as tenistas. A primeira é a treinadora principal de Madison Keys e a segunda é a administradora da academia de tênis onde a representante da Bélgica treina.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.