Ginasta russo é investigado após usar símbolo da guerra em pódio com ucraniano
Ivan Kuliak ficou em 3º na Copa do Mundo de Aparelhos, no Catar, no último fim de semana em que atletas russos puderam competir em torneios da FIG
O ginasta russo Ivan Kuliak chamou atenção durante a Copa do Mundo de Aparelhos em Doha, no Catar, neste sábado, 5. O motivo? Ele perdeu a disputa da medalha de ouro para o rival ucraniano Illia Kovtun e subiu ao pódio usando um Z, símbolo para os militares de Putin na invasão à Ucrânia. A letra está pintada na lateral de tanques e veículos russos, além de ser usada por políticos pró-guerra e significa ‘pela vitória’. Após o ocorrido, a Federação Internacional de Ginástica (FIG) declarou neste domingo, 6, que irá abrir um processo disciplinar contra Kuliak por “comportamento chocante”. Ele terminou em terceiro. Esse fim de semana foi o último para que ginastas russos e bielorussos competissem em torneios organizados pela FIG, após uma sanção imposta pela Federação como retaliação pela invasão à Ucrânia.
Na Copa do Mundo de Ginástica no Catar, o atleta russo Ivan Kuliak, bronze nas barras paralelas, subiu ao pódio com um Z estampado no peito, insígnia que simboliza apoio às tropas de Vladimir Putin na Ucrânia.
Ao lado dele, estava o vencedor da prova, o ucraniano Kovtun Illia. pic.twitter.com/GgHpwMnBTt
— Copa Além da Copa (@copaalemdacopa) March 6, 2022
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.