Holandês voador e ousado: Verstappen celebra aniversário em meio a desafetos e recordes
Neste sábado (30), em meio à disputa do Grande Prêmio de Malásia, Max Verstappen comemora o seu 20º aniversário. Nascido na cidade de Hasselt, na Bélgica – ele corre com licença da Holanda, o piloto fez sua estreia na Fórmula 1 na temporada 2015 e, mesmo com pouco tempo na principal categoria do automobilismo mundial, já entrou para a história do esporte.
Detentor de diversos recordes, como o piloto mais jovem a participar da F1, o holandês voador vem se destacando pela agressividade demonstrada nas pistas. No entanto, da mesma forma que este estilo arrojado o transformou em uma das grandes revelações da categoria, fez com que Verstappen se envolvesse em várias polêmicas e em alguns acidentes.
A Jovem Pan apresenta os prós e contras desta “ousadia” de Max Verstappen. Confira:
Desafetos
O fato do holandês ter estreado na Fórmula 1 aos 17 anos dividiu as opiniões de muita gente. Enquanto alguns diziam que ele poderia alcançar grandes nomes da categoria, outros falavam que era cedo para o piloto ir as pistas. Alheio a essa discussão, Max Verstappen deu início em sua trajetória pela escuderia Toro Rosso, equipe ligada a Red Bull.
Mas não demorou muito para o holandês se envolver em polêmicas. No GP do Canadá, em 2015, o piloto chegou a discutir com Felipe Massa. O brasileiro cobrou uma punição ao holandês junto a FIA pelo acidente causado pelo piloto da Toro Rosso na prova anterior, em Monaco. Verstappen não gostou e retrucou durante uma entrevista coletiva.
Na temporada seguinte, já pela Red Bull, o holandês deu a entender que Lewis Hamilton, da Mercedes, estava sendo “hipócrita” ao contrariar os demais pilotos e dizer a imprensa que a entrada dos boxes (considerada perigosa) do novo circuito de Baku, palco do Grande Prêmio da Europa, não oferecia riscos a eles.
No GP da Bélgica foi a vez de Verstappen “causar” com Kimi Raikkonen. O holandês teria sido muito agressivo na disputa por posição com o finlandês, que não aprovou e foi questionar a postura do concorrente publicamente. Quem também não gostou das manobras foi Jacques Villeneuve, campeão da F1 em 1997 e atualmente comentarista.
Este ano, o holandês voltou a trocar farpas com Felipe Massa. No GP do Bahrein, Verstappen reclamou de ter sido atrapalhado pelo piloto da Williams durante o treino classificatório e deu uma declaração infeliz sobre a nacionalidade do brasileiro. Como não poderia ser diferente, Massa não gostou do comentário e cobrou desculpas do jovem piloto.
Acidentes
O primeiro acidente de Verstappen também não demorou muito para acontecer. Em 2015, no GP de Mônaco, sexta corrida da temporada, o holandês disputava posição com Romain Grosjean, quando calculou mal a freada e bateu. Sua Toro Rosso encheu a traseira da Lotus do francês. O piloto deixou a prova e culpou o rival, que não aceitou a acusação.
Este ano, na última prova da temporada, em Cingapura, Verstappen se envolveu em um acidente logo na largada com os pilotos Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen, da Ferrari. O holandês disse que não fez nada de errado e que o acidente foi causado pelo piloto alemão. Vettel preferiu não se envolver em polêmica e apenas lamentou por ter deixado a prova.
Recordes
Max Verstappen é um piloto prodígio. Logo em sua temporada de estreia na Fórmula 1, em 2015 pela Toro Rosso, quebrou um recorde importante. O holandês se tornou o piloto mais jovem a participar de uma corrida da principal categoria do automobilismo mundial, com 17 anos e 166 dias.
Em 2016, já pela Red Bull, o holandês quebrou mais três marcas históricas: se tornou o piloto mais jovem a conseguir um pódio e vencer uma prova, com 18 anos e 229 dias, no Grande Prêmio da Espanha, o piloto mais jovem a anotar a volta mais rápida, com 19 anos e 45 dias, além do piloto que mais realizou ultrapassagens em uma temporada completa da F1, com 78 manobras.
Futuro promissor
Polêmicas, desafetos e recordes à parte, Max Verstappen vem se destacando a cada prova na F1. Depois de um surpreendente quinto lugar na temporada 2016, este ano o holandês está na sexta posição, com 68 pontos. Em 13 corridas disputadas, o piloto da Red Bull pontuou em sete e subiu no pódio uma vez, com o terceiro lugar no GP da China.
No momento, a briga pelo título parece cedo e um tanto quanto distante para o holandês, mas muitos falam sobre seu futuro e onde o piloto pode chegar. Recentemente, o tricampeão mundial de F1 e atual diretor da Mercedes, Niki Lauda, disse que se Verstappen “pensar um pouco mais” será o melhor de todos os tempos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.