PyeongChang 2018: conheça os 10 atletas brasileiros que estarão nos Jogos de Inverno

  • Por Jovem Pan
  • 08/02/2018 07h30 - Atualizado em 08/02/2018 07h35
  • BlueSky
Ao todo, nove titulares e um reserva representarão o Brasil nesta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno

Os Jogos Olímpicos de Inverno, em PyeongChang, na Coreia do Sul, começam nesta quinta-feira (08), e o Brasil estará presente. Mas não espere ver um desfile gigantesco de atletas brasileiros na cerimônia de abertura, que acontece na sexta, às 9h, assim como foi na Olimpíada do Rio, em 2016.

A delegação verde e amarela para esta edição conta com apenas nove atletas titulares e um reserva, e é a segunda maior que o País já teve.

Os dez atletas disputarão cinco modalidades diferentes: esqui alpino, esqui cross-country, snowboard, bobsled e patinação artística. As esperanças de medalha são mínimas, mas é sempre interessante observar o desempenho de atletas de um país tropical nos Jogos. Até hoje, o melhor resultado alcançado pelo Brasil (e toda a América Latina) numa Olimpíada de Inverno foi o nono lugar de Isabel Clark, do snowboard, nos Jogos de Turim 2006.

A Jovem Pan apresenta abaixo os dez atletas brasileiros que estarão nos Jogos de PyeongChang. Confira:

Edson Bindilatti, Edson Martins, Erick Vianna, Odirlei Pessoni e Rafael Souza  – Bobsled

O time brasileiro no bobsled, uma prova de velocidade envolvendo trenós que ficou mundialmente famoso pelo filme “Jamaica Abaixo de Zero”, chega a PyeongChang dividida entre veteranos e novatos. O nome mais conhecido da equipe é de Edson Bindilatti, atual 16º melhor piloto do mundo. Ele será o responsável por carregar a bandeira brasileira na Cerimônia de Abertura e disputa em 2018 sua quarta Olimpíada de Inverno.

O melhor resultado brasileiro no bobsled foi um 27º nos Jogos de Salt Lake City, em 2002, porém a Seleção ostenta o título de campeão da Copa América nesta modalidade. A estreia na prova com dois atletas no trenó (2-men) será no dia 18, enquanto a descida com quatro em cada trenó (4-men) fica para o dia 23.

Isabel Clark – Snowboard Cross

Dona do melhor resultado brasileiro nos Jogos de Inverno, Isabel Clark disputará, aos 41 anos, a sua quarta Olimpíada. Ela já foi 13 vezes campeã sul-americana de snowboard cross e 21 vezes campeã brasileira.

No fim do ano passado, Isabel sofreu um acidente durante uma prova na Itália e precisou ser removida de helicóptero até o hospital. Porém, apesar da queda feia, ela se recuperou rapidamente e competiu em mais três etapas da Copa do Mundo de Snowboard neste começo de ano.

Isadora Williams – Patinação Artística

Nascida e criada nos Estados Unidos, Isadora Williams representa o Brasil nas belíssimas apresentações da patinação artística. A atleta de 21 anos disputa as Olimpíadas de Inverno pela segunda vez e foi campeã de uma das principais competições da modalidade em 2017. Em Sochi 2014, ela ficou com a 30ª colocação.

Isadora entrará na pista de competição no dia 20, para a prova curta, e no dia 22 para o programa livre.

Jaqueline Mourão e Victor Santos – Esqui Cross-Country

Dona de quatro recordes nacionais e atual líder do ranking latino-americano, Jaqueline Mourão descerá a montanha no esqui no dia 15. Já Victor Santos, que compete no dia seguinte, é uma das revelações do cross-country e lidera o ranking brasileiro da modalidade com apenas 20 anos.

Ao lado de nomes como Formiga, Hugo Hoyama e Torben Grael, Jaqueline é a atleta brasileira com o maior número de participações em Jogos Olímpicos, seis no total. Isso porque ela disputou também os Jogos de Verão duas vezes, como atleta de Mountain Bike, em Atenas e Pequim. Esta é a quarta Olimpíada de Inverno da sua carreira.

Michel Macedo – Esqui Alpino

Estreante nos Jogos de Inverno, Michel Macedo, de apenas 19 anos, já é um dos principais nomes dos esportes de gelo no Brasil. Em 2016, ele ficou no Top 15 nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Lillehammer, sendo este o melhor resultado que o País conquistou no esqui.

Michel competiria nos dias 13 e 15, mas teve sua participação cancelada após sofrer uma queda na última terça-feira (6), que causou uma inflamação no joelho. Porém, o garoto ainda está garantido nas provas de slalom nos dias 18, 21 e 22.

Michel Macedo disputaria duas provas do esqui alpino nos dias 13 e 15 de fevereiro

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.