Raio-X da luta histórica: veja análise de Mayweather x McGregor

  • Por André Ranieri/Jovem Pan
  • 25/08/2017 13h17 - Atualizado em 25/08/2017 13h23
MayxMc promete ser uma das melhores lutas da história. Quem vence?

O esperado duelo entre a lenda do boxe Floyd Mayweather Jr. e o campeão do UFC Conor McGregor finalmente vai acontecer. Será neste sábado (26), na T-Mobile Arena, em Las Vegas.

Mas quem será que leva vantagem? Para ajudar nessa difícil tarefa, a Jovem Pan listou os pontos positivos de cada lutador, que podem fazer a diferença na hora do duelo.

FLOYD MAYWEATHER

MODALIDADE – As regras adotadas no duelo são as do boxe, modalidade que Mayweather lutou profissionalmente por quase duas décadas. Em sua carreira, foram doze títulos mundiais em cinco diferentes categorias.

LUVAS – As luvas que serão utilizadas no combate pesam oito onças, ou seja, tamanho bem similar às 10 onças que Mayweather lutou durante toda carreira. No MMA, por exemplo, as luvas são muito menores e pesam apenas quatro onças.

ESQUIVA – Mayweather nunca se destacou pela potência nos golpes. Por outro lado, tem reconhecidamente uma das melhores esquivas de todos os tempos. Tal habilidade não só impede que seu corpo seja atingido com frequência, como também desestabiliza psicologicamente os adversários.

DURAÇÃO – O duelo May x Mac contará com 12 rounds de três minutos. No UFC, uma luta regular tem três rounds de cinco; já uma valendo o título tem dois rounds a mais. Se o “Money Fight” chegar ao fim, a luta terá durado 36 minutos. No MMA, esse tempo não ultrapassa os 25 minutos.

The final rev of the engine on the @conormcgregorfast conditioning program tonight! What a camp it has been!

Uma publicação compartilhada por Conor McGregor Official (@thenotoriousmma) em

EXPERIÊNCIA – Floyd Mayweather Jr. praticamente nasceu no ringue. Ele é filho do também boxeador Floyd Mayweather, e sobrinho do campeão mundial de boxe Roger “Black Mamba” Mayweather. Justamente por isso, o oponente de McGregor tem como duas de suas principais características a ótima estratégia e a tranquilidade durante as lutas.

TORCIDA – Mayweather terá a maior parte da torcida ao seu lado. Primeiro porque o combate acontece em Las Vegas, logo a maioria dos americanos vai apoiar o lutador da “casa”. O segundo motivo é que, apesar de ter muitos fãs, McGregor tem um estilo polêmico e que conta com grande rejeição por parte do público. Assim, mesmo quem não é fã de Mayweather poderá torcer contra o irlandês.

CONOR MCGREGOR

IDADE – Conor McGregor tem a juventude ao seu lado. O lutador irlandês vive o auge da sua forma física aos 29 anos de idade. Já seu oponente, apesar de bem fisicamente, é 11 anos mais velho e está na descendente do ponto de vista físico.

IMPREVISIBILIDADE – Todos conhecem o McGregor do MMA, mas o lutador não tem um passado no boxe. Não há registros do irlandês no pugilismo, portanto não há estudo a ser feito pelo adversário. Nesse sentido, o imprevisível está ao lado do campeão do UFC.

CANHOTO – McGregor é canhoto, utiliza a postura southpaw, que tem como base o pé e a mão direita à frente. Já o adversário é destro e utiliza a postura ortodoxa, com o pé e a mão esquerda à frente. O irlandês se acostumou a vida inteira a enfrentar adversários destros e por isso está mais habituado que Mayweather à postura oposta.

ALTURA/ENVERGADURA – McGregor tem 1,75m de altura, dois centímetros a mais que o adversário. Em relação à envergadura, a distância é ainda maior, 1,88m para o irlandês, contra 1,85m do americano. Diferenças que são aparentemente pequenas, mas que podem pesar na hora da luta.

The final rev of the engine on the @conormcgregorfast conditioning program tonight! What a camp it has been!

Uma publicação compartilhada por Conor McGregor Official (@thenotoriousmma) em

INATIVIDADE – O último combate de Conor McGregor aconteceu há pouco mais de sete meses, justamente a luta do título dos leves do UFC contra Eddie Alvarez. Já Mayweather tem um período de inatividade muito maior. O último duelo do norte-americano foi há quase dois anos, em sua despedida do boxe, quando ele enfrentou o compatriota Andre Berto.

AZARÃO – McGregor é o grande azarão, e tem pouquíssimo a perder. Ao contrário de Mayweather, que tem um cartel de 49 vitórias em 49 lutas. O irlandês pode se arriscar muito mais, enquanto o adversário provavelmente pensará duas vezes antes de tentar algum movimento fora do protocolo.

E aí? Quem leva a melhor neste sábado?