Verstappen supera Hamilton e lidera último treino livre no México; Vettel é 3º
O holandês Max Verstappen, da Red Bull, liderou o último treino livre do GP do México de Fórmula 1, neste sábado (28), no Autódromo Hermanos Rodríguez, ao superar por muito pouco o inglês Lewis Hamilton, da Mercedes, que correrá neste domingo (29) a antepenúltima prova do campeonato de 2017 com grande chance de garantir o título.
Com seu carro calçado por pneus ultramacios, Verstappen cravou o tempo de 1min17s113 para ficar na primeira posição, enquanto Hamilton veio logo atrás, em segundo, com 1min17s188. Também andando muito próximo aos dois primeiros, o alemão Sebastian Vettel, da Ferrari, foi o terceiro colocado ao percorrer a melhor das 21 voltas que deu nesta derradeira sessão livre em 1min17s230.
A disputa equilibrada do trabalho inicial de pista deste sábado apimentou ainda mais o treino de qualificação para o grid, marcado para começar às 16 horas (de Brasília), mesmo horário da largada da corrida neste domingo.
Curiosamente, Hamilton e Vettel, respectivos líder e vice-líder do Mundial, não conseguiram liderar nenhum dos treinos livres da prova mexicana, que na sexta-feira teve o finlandês Valtteri Bottas, da Mercedes, abrindo o dia com a primeira posição, antes de o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, fechar a segunda sessão na ponta.
Bottas e Ricciardo, por sinal, ficaram respectivamente na quarta e na quinta posições neste último treino livre, com o primeiro deles garantindo o seu posto com o tempo de 1min17s283, enquanto o piloto da Austrália marcou 1min17s361.
O alemão Kimi Raikkonen, com 1min17s517 pela sua Ferrari, fechou o grupo dos seis primeiros colocados com a sua Ferrari nesta última sessão preparatória para o treino que definirá o grid no México.
Correndo com o apoio dos torcedores em seu país, o mexicano Sergio Pérez garantiu a sétima posição com a sua Force India ao cravar o tempo de 1min18s040. O francês Esteban Ocon, companheiro de equipe do piloto da casa, veio logo atrás, em oitavo, enquanto o espanhol Carlos Sainz e o alemão Nico Hülkenberg, ambos da Renault, terminaram respectivamente na nona e décima colocações.
Massa
O brasileiro Felipe Massa, da Williams, foi apenas o 12º colocado e ficou logo à frente do seu companheiro de equipe, o canadense Lance Stroll. Os dois foram superados, inclusive, pelo novato neozelandês Brendon Hartley, que conquistou a 11ª posição pela Toro Rosso.
A McLaren, por sua vez, foi muito mal neste último treino livre, com o espanhol Fernando Alonso ficando apenas em 16º e o belga Stoffel Vandoorne terminando na 19º e penúltima posição.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.