Palmeiras deve ser reconhecido como primeiro campeão mundial, em 1951

  • Por Jovem Pan
  • 21/06/2014 12h13
Futebol: o presidente do Palmeiras, Affonso della Monica, ergue taça da Copa Rio conquistada pela equipe em 1951 durante entrevista coletiva, no estádio do Parque Antarctica, em São Paulo, SP. A FIFA homologou o título, que ganhou status de Mundial de Interclubes. (São Paulo, SP, 30.03.2007. Foto de Fernando Santos/Folhapress) Folhapress Ex-presidente do Palmeiras

O Palmeiras pode ser reconhecido, enfim, como o primeiro campeão mundial, pela conquista da Taça Rio, em 1951. A Fifa, depois de um pedido do comitê executivo, por meio do presidente da Federação Paulista, Marco Polo Del Nero, conselheiro palmeirense e futuro presidente da CBF. Ele fez um pedido para que a Fifa reconsiderasse um estudo do Palmeiras, entregue em 2006.

O dossiê mostra à Fifa toda a festa e repercusão que teve a conquista da Taça Rio, em 1951. A competição foi criada pela CBD, atual CBF, e reuniu campeões nacionais da América do Sul e da Europa. Apenas Áustria e Itália não enviaram os seus campeões. Participaram Áustria Viena (Áustria), Estrela Vermelha (Iugoslávia), Juventus (Itália), Nacional (Uruguai), Nice (França), Sporting (Portugal), Vasco da Gama e Palmeiras (Brasil).

O torneio foi realizado no Rio de Janeiro e o Palmeiras empatou no último jogo por 2 a 2 com a Juventus e garantiu a taça da competição. Em 2007, um fax da entidade tinha confirmado o título, mas a Fifa voltou atrás e desistiu, mas enfim, o Palmeiras deve ser confirmado como campeão mundial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.