Palmeiras e Cruzeiro já decidiram títulos da Copa do Brasil; relembre
Oséas e Zinho carregam taça da Copa do Brasil de 1998
Oséas e Zinho carregam taça da Copa do Brasil de 1998Dois dos três maiores campeões da Copa do Brasil entrarão em campo na próxima fase da segunda competição mais importante do futebol brasileiro. Palmeiras e Cruzeiro, que somados tem sete títulos deste torneio, estarão frente a frente conforme definido pelo sorteio feito pela CBF nesta segunda-feira.
Os dois times carregam uma longa história na competição, tendo se enfrentado seis vezes, com vantagem para o Palestra Itália paulista, com três vitórias e um empate. O último encontro entre os times aconteceu nas oitavas de final de 2015, ano em que o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil pela terceira vez.
No primeiro jogo no Allianz Parque, Cleiton Xavier e Rafael Marques, que hoje está no outro lado do duelo, deixou o Palmeiras em vantagem. O Cruzeiro ainda tinha uma esperança graças ao gol fora de casa marcado por Leandro Damião, porém, no Mineirão, Gabriel Jesus teve uma grande noite. O jovem atacante marcou dois gols logo no primeiro tempo e encaminhou a classificação alviverde. Barrios ainda ampliou o placar, enquanto Alisson e Vinicius Júnior diminuíram para 3 a 2.
Já os outros quatro encontros foram em decisões disputadas na década de 1990. Em 1996, o time do Palmeiras, famoso pelos mais de 100 gols marcados no Campeonato Paulista, foi derrotado pelos mineiros em pleno Parque Antártica na final daquele ano.
O time de estrelas como Cafu, Djaminha e Rivaldo não foi páreo para o Cruzeiro de Levir Culpi, que foi campeão graças aos gols dos atacantes Marcelo Ramos e Roberto Gaúcho.
O troco veio dois anos depois, na final de 1998. O Cruzeiro começou com vantagem por vencer no Mineirão por 1 a 0. Na volta, no Morumbi, Paulo Nunes abriu ao placar logo no começo do primeiro tempo. Quando todo mundo já esperava pelos pênaltis, Oséas, aos 44 do segundo tempo, virou o jogo e deu o primeiro título do Palmeiras na Copa do Brasil. Ouça o gol da virada com a narração de Nilson César:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.