Palmeiras e Cruzeiro já decidiram títulos da Copa do Brasil; relembre
Dois dos três maiores campeões da Copa do Brasil entrarão em campo na próxima fase da segunda competição mais importante do futebol brasileiro. Palmeiras e Cruzeiro, que somados tem sete títulos deste torneio, estarão frente a frente conforme definido pelo sorteio feito pela CBF nesta segunda-feira.
Os dois times carregam uma longa história na competição, tendo se enfrentado seis vezes, com vantagem para o Palestra Itália paulista, com três vitórias e um empate. O último encontro entre os times aconteceu nas oitavas de final de 2015, ano em que o Palmeiras foi campeão da Copa do Brasil pela terceira vez.
No primeiro jogo no Allianz Parque, Cleiton Xavier e Rafael Marques, que hoje está no outro lado do duelo, deixou o Palmeiras em vantagem. O Cruzeiro ainda tinha uma esperança graças ao gol fora de casa marcado por Leandro Damião, porém, no Mineirão, Gabriel Jesus teve uma grande noite. O jovem atacante marcou dois gols logo no primeiro tempo e encaminhou a classificação alviverde. Barrios ainda ampliou o placar, enquanto Alisson e Vinicius Júnior diminuíram para 3 a 2.
Já os outros quatro encontros foram em decisões disputadas na década de 1990. Em 1996, o time do Palmeiras, famoso pelos mais de 100 gols marcados no Campeonato Paulista, foi derrotado pelos mineiros em pleno Parque Antártica na final daquele ano.
O time de estrelas como Cafu, Djaminha e Rivaldo não foi páreo para o Cruzeiro de Levir Culpi, que foi campeão graças aos gols dos atacantes Marcelo Ramos e Roberto Gaúcho.
O troco veio dois anos depois, na final de 1998. O Cruzeiro começou com vantagem por vencer no Mineirão por 1 a 0. Na volta, no Morumbi, Paulo Nunes abriu ao placar logo no começo do primeiro tempo. Quando todo mundo já esperava pelos pênaltis, Oséas, aos 44 do segundo tempo, virou o jogo e deu o primeiro título do Palmeiras na Copa do Brasil. Ouça o gol da virada com a narração de Nilson César:
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.