Palmeiras vive pior fase, mas ainda pode encerrar turno com “média de campeão”

  • Por Jovem Pan
  • 31/07/2016 20h49

Palmeiras perdeu duas seguidas pela primeira vez no Brasileiro e deixou a liderança

André Fabiano/Estadão Conteúdo Palmeiras perdeu duas seguidas pela primeira vez no Brasileiro e deixou a liderança

O Palmeiras saiu do Rio de Janeiro com um nó na garganta. Jogou muito mal contra o frágil Botafogo, perdeu partidas consecutivas pela primeira vez no Campeonato Brasileiro e deixou a liderança após oito rodadas. Vive, definitivamentea sua pior fase na competição até o momento. 

Mas não é hora para pânico. O time alviverde, afinal, ainda pode encerrar o primeiro turno dentro da meta estabelecida por Cuca. Em entrevista exclusiva concedida na última quinta-feira ao repórter André Ranieri, da Rádio Jovem Pan, o técnico palmeirense falou em terminar o Campeonato Brasileiro com ao menos 73 pontos para brigar pelo título. E, apesar do mau desempenho nas últimas rodadas, o Palmeiras ainda pode alcançar mais de 50% deste número na metade da competição. 

Os times campeões fazem em média 73, 74, 75 pontos. Houve anos em que foi mais, outros em que foi menos. Então, vamos pensar jogo a jogo para que lá na frente a gente possa lutar pelo título. Acho que esse campeonato vai ser disputado não só por uma ou duas equipes, mas por quatro, cinco“, afirmou Cuca, que, na ocasião, listou Corinthians, Santos, Grêmio, Flamengo e Atlético-MG como os principais rivais alviverdes na busca pela taça. 

E as contas do treinador palmeirense estão corretas. Desde 2006, quando o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado nos moldes atuais (em turno e returno, por pontos corridos e com 20 clubes), os times campeões tiveram em média 75,3 pontos. Com dois jogos por fazer, o Palmeiras ainda pode terminar o primeiro turno de 2016 com 38 pontos, número que, se repetido na segunda metade da competição, renderá 76 pontos ao clube de Palestra Itália – superior à “média de campeão”. 

Para chegar aos “mágicos” 38 pontos na 19ª rodada, contudo, o Palmeiras precisará de um desempenho perfeito daqui para frente. Tudo porque, hoje, possui 32 pontos. Então, terá de vencer as duas partidas que lhe restam para encerrar o primeiro turno dentro da meta estabelecida por Cuca. 

Os jogos serão contra duas equipes que integram a segunda metade da tabela. Na quinta-feira, o Palmeiras visita a perigosa Chapecoense (11ª) em Santa Catarina. Já no domingo, recebe o 16º colocado Vitória no Allianz Parque. Qualquer ponto perdido impedirá o time alviverde de finalizar o primeiro turno com um aproveitamento que, em média, é suficiente para título. 

A missão, portanto, não será nada fácil. Ainda mais porque, assim como nas duas últimas rodadas, nas quais não conseguiu somar pontos, o Palmeiras terá os desfalques de Fernando Prass e Gabriel Jesus. O goleiro sofreu uma fratura no cotovelo e dificilmente voltará a jogar na temporada, enquanto o atacante está a serviço da Seleção Brasileira Olímpica e só retornará em setembro.  

Será a hora de o Palmeiras se superar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.