Parlamentares do Conselho da Europa pedem nova eleição de sede da Copa-2022

  • Por Agência EFE
  • 23/04/2015 16h51
Fifa/Divulgação Copa de 2022 no Catar segue gerando polêmicas

A Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE) aprovou nesta quinta-feira uma resolução de pedido para a Fifa “abrir o mais rápido possível” um novo processo para escolher a sede da Copa do Mundo de 2022, devido o pagamento de propina para dirigentes da África votarem no Catar.

“Se a Fifa não mudar seu método de trabalho, sempre terá sua imagem ligada a corrupção”, afirmou o deputado trabalhista britânico Michael Connarty, durante a apresentação do relatório “A reforma da governança do futebol”, em que se baseia o texto.

A resolução, que recebeu 30 votos a favor, nove contra e nove abstenções, considera que a Fifa “não parece estar ainda com disposição de acabar com os casos de corrupção”.

Para constuir o pedido à Fifa, os parlamentares se basearam em informções publicadas no jornal “The Sunday Times”, que apresentou documentos revelando que o o catariano Mohammed Bin Hammam, ex-presidente da Confederação Asiática, efetuou pagamentos a mandatários de federações africanas em troca do voto no Catar.

Connarty ainda denunciou nesta quinta-feira que a delegação da Suíça, país onde está sediada da entidade que rege o futebol mundial, fez pressão para que membros da APCE pedissem o reenvio do relatório à Comissão de Cultura, Ciência, Educação e Imprensa.

A parlamentar andorrana Meritxell Mateu, do Grupo Liberal, chegou a pedir a retirada do relatório, sob a alegação de que o “Assembleia não é o fórum adequado para criticar a Fifa”, mas a proposta foi rejeitada por 25 votos a 16.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.