Pelé completa 74 anos: relembre momentos marcantes do Rei do Futebol

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 22/10/2014 18h10
O Rei também foi goleiro. Tumblr: I Got Cider in My Ear Pelé inédito

Pelé, considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos, completa 74 anos de idade nesta quinta-feira (23). Nascido na cidade mineira de Três Corações, o Rei teve uma trajetória fantástica no esporte e passou por Santos e New York Cosmos, além de ser o único atleta tricampeão mundial de futebol (1958, 1962 e 1970), com a Seleção Brasileira.

Para celebrar o aniversário de Edson Arantes do Nascimento, colecionador de títulos e de gols (marcou 1.281 ao longo da carreira), vamos relembrar alguns momentos importantes do Rei do Futebol.

Em 1958, em sua primeira conquista da Copa do Mundo, Pelé tornou-se o mais jovem campeão mundial, com apenas 17 anos de idade.

Na decisão do Mundial, o Brasil goleou a anfitriã Suécia pelo placar de 5 a 2. Pelé foi o autor de dois gols da Seleção Brasileira e teve papel fundamental na conquista do campeonato. Os outros gols foram marcados por Vavá (2) e Zagallo.

Pelé permaneceu no Santos de 1956 a 1974, e faturou, entre outros troféus, as Libertadores e os Mundiais em 1962 e 63. Posteriormente, em 1975, transferiu-se para o New York Cosmos, dos Estados Unidos, onde permaneceu até 1977, quando encerrou sua carreira profissional. Edson Arantes do Nascimento foi um dos responsáveis pelo início da popularização do futebol da bola redonda nos EUA.

Outro feito bastante marcante na carreira de Pelé foi quando o meia-atacante chegou ao milésimo gol. A marca foi atingida no dia 19 de novembro de 1969, no Maracanã, quando ele marcou um gol de pênalti contra o Vasco. O goleiro Andrada foi quem sofreu o gol e acabou sendo eternizado na história, de uma maneira não tão gloriosa. O Santos venceu a partida pelo placar de 2 a 1. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.