Platini será ouvido pelo Comitê de Ética da Fifa entre 16 e 18 de dezembro

  • Por Jovem Pan
  • 04/12/2015 10h46
EFE Joseph Blatter e Michel Platini estão banidos do futebol por oito anos

O presidente da Uefa, Michel Platini, suspenso por 90 dias por suspeita de corrupção, será ouvido ainda neste mês pelo Comitê de Ética da Fifa, órgão responsável por decidir sobre seu futuro no futebol, revelou nesta sexta-feira a imprensa francesa.

Segundo os jornais franceses, que citam fontes da Fifa, o depoimento de Platini, que será prestado a pedido do próprio dirigente francês, deve ocorrer entre os dias 16 e 18 de dezembro.

De acordo com os advogados do ex-jogador francês, a relatora de seu caso, Vanessa Allard, de Trinidad e Tobago, pediu que ele seja banido do futebol, o que colocaria um fim nas pretensões de Platini ser candidato nas próximas eleições da entidade, em fevereiro de 2016.

O fato de prestar depoimento no órgão de decisão do Comitê de Ética da Fifa, presidido pelo alemão Hans-Joachim Eckert, pode abrir uma janela de esperança para Platini.

O presidente da Uefa está suspenso de forma provisória até o dia 5 de janeiro de 2016. Os advogados do dirigente apresentaram um recurso contra a punição na Corte Arbitral do Esporte (CAS), que deve se pronunciar sobre o caso na próxima semana.

A Justiça da Suíça investiga a cobrança de 1,8 milhões de euros de Platini a Fifa em 2011 por trabalhos de assessoria feitos entre 1999 e 2002, um caso que também provocou a suspensão provisória do presidente da entidade máxima de futebol, Joseph Blatter.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.