P.O. Box, Celso Pitta e Guga campeão: como estava o Brasil quando Rubinho venceu pela 1ª vez

  • Por Jovem Pan
  • 28/07/2015 13h38
  • BlueSky
Montagem/Reprodução Quando Rubinho conquistou sua primeira vitória na F1

O ano 2000 marcou o fim de um grande jejum na história do automobilismo brasileiro. Órfão desde a morte de Ayrton Senna, o Brasil não comemorava uma vitória na Fórmula 1 desde o dia 7 de novembro de 1993, quando Ayrton conquistou seu último triunfo na carreira. Coube a Rubens Barrichello, ao conquistar sua primeira vitória na história da principal categoria do automobilismo mundial, decretar o fim do período de praticamente 7 anos sem um brasileiro no lugar mais alto do pódio.

Conquistada de forma dramática, com ares cinematográficos, a primeira vitória de Rubinho na Fórmula 1, que encerrou o período de seca do Brasil, completa 15 anos nesta quinta-feira (30). Quando Barrichello cruzou a linha de chegada do circuito de Hockenheimring com sua Ferrari e assegurou o primeiro lugar do pódio no GP da Alemanha, muita coisa era diferente no Brasil.

Para celebrar os 15 anos da primeira vitória de Rubinho na Fórmula 1, a Jovem Pan Online relembra como estava o país uma década e meia atrás:

Luxa na Seleção: quando Rubinho venceu em Hockenheimring, a Seleção Brasileira, ainda tetracampeã do Mundo, era comandada por Vanderlei Luxemburgo que seria demitido dois emses depois, após fracasso nas Olimpíadas de Sydney.

Primeiro filme de X-Men levava as pessoas ao cinema: em julho de 2000, quando, no momento em que Rubinho subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez, o primeiro filme dos X-Men enchia as salas de cinema em todo o país.

Papo de Jacaré bombava nas rádios do país: em julho de 2000, o grande hit do momento no Brasil era a música “Papo de Jacaré”, da banda P.O. Box, de Goiânia.

PSDB no poder: em 2000, Fernando Henrique Cardoso, do PSDB, vivia exatamente a metade do seu segundo e último mandato como p´residente da república. FHC tinha como vice-presidente Marco Maciel.

Guga Bicampeão em Roland Garros: quando Barrichello ficou em primeiro na Alemanha, o tenista Gustavo Kuerten já era bicampeão de Roland Garros, feito alcançado em junho de 2000 e que seria ampliado um ano depois.

Pitta prefeito de São Paulo: no ano em que o Brasil festejou o primeiro triunfo de Rubinho, Celso Pitta era o prefeito de São Paulo e protagonizava uma das gestões mais polêmicas e conturbadas da capital paulista.

Corinthians Campeão Mundial: antes de conquistar sua primeira vitória na F1, o corintiano Rubinho comemorou o título do Corinthians que em 2000 sagrou-se campeão Mundial de clubes.

Laços de Família era atração na TV: em 2000, a novela Laços de família marcava época na TV brasileira com a trama da jovem Camila (Carolina Dieckmann) que lutava contra a leucemia.

Ônibus 174 chocava o país: o ano 2000 ficou marcado, não só pela vitória de Rubinho, mas também pelo caso do ônibus 174. Em junho daquele ano, Sandro Barbosa do Nascimento manteve 10 reféns em um ônibus no Rio de Janeiro. O sequestrador acabou morto assim como uma das reféns.

Rivaldo melhor do mundo: no momento em que Rubinho cruzou a linha de chegada pela primeira vez na F1, o meia-atacante Rivaldo carregava o título de melhor jogador do mundo por conta da fantástica temporada feita em 1999.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.