Por doping, turca perde medalha de ouro conquistada nos Jogos de Londres

  • Por Agencia EFE
  • 17/08/2015 14h59

Redação Central, 17 ago (EFE).- A turca Asli Cakir Alptekin foi suspensa por oito anos por doping sanguíneo e, por isso, perderá a medalha de ouro conquistada na prova dos 1.500 metros nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, de acordo com a sentença da Corte Arbitral do Esporte (CAS).

O órgão ratificou acordo anterior feito pelas partes após recurso apresentado pela Federação Internacional de Atletismo (IAAF) contra a resolução da Federação Turca, que absolvia a corredora de qualquer irregularidade.

Cakir foi suspensa, provisoriamente, em maio do 2013, pela entidade nacional, por anormalidades detectadas em seu passaporte biológico, o que a impediu participar do Campeonato Mundial de Moscou, mas em dezembro passado foi perdoada, decisão que fez a IAAF recorrer junto ao CAS.

Os valores anormais detectados correspondem ao período compreendido entre julho do 2010 e outubro do 2012.

O CAS considerou que a atleta turca cometeu uma segunda infração de doping, após punição em 2004, a suspendendo assim por oito anos, até a meia-noite de 9 de janeiro de 2021.

A sentença inclui a anulação de todos os resultados, medalhas e prêmios conseguidos por Cakir desde 29 de julho de 2010, o que, além da perda da medalha de ouro nos 1.500 metros em Londres, significa também a perda do título europeu de 2012. Em ambos o caso, a primeira colocação será herdada por outra turca, Gamze Bulut. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.