Portugal e Espanha estudam criar competição de futebol entre os dois países

  • Por Agência EFE
  • 18/11/2015 16h16
epa02229806 Spanish and Portuguese soccer fans smile before the FIFA World Cup 2010 Round of 16 soccer match between Spain and Portugal at the Green Point stadium in Cape Town, South Africa, 29 June 2010. EPA/OLIVER WEIKEN Please refer to www.epa.eu/downloads/FIFA-WorldCup2010-Terms-and-Conditions.pdf +++(c) dpa - Bildfunk+++Portugal x Espanha - torcedoras

Os presidentes da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, e da Liga de Futebol Profissional espanhola (LFP), Javier Tebas, responsáveis pelas duas primeiras divisões de seus respectivos países, se reuniram nesta quarta-feira e analisaram a possibilidade de criar uma competição ibérica.

Sobre o encontro, a entidade lusitana o considerou um primeiro passo dentro do objetivo de lançar ao longo deste quadriênio um Campeonato Ibérico. Um porta-voz da LPFP esclareceu à Agência Efe que a ideia não é fundir as duas competições, mas criar uma nova cujo formato ainda está em discussão.

“Está tudo em aberto, é um objetivo assumido por nosso presidente para ajudar a internacionalizar a Liga Portuguesa e permitir o aumento aumentar da receita (dos clubes)”, explicou o porta-voz.

Nesse sentido, a fonte destacou que a discussão ainda se encontra em uma fase incipiente e que falta decidir tanto que equipes participariam dessa nova competição quanto em que formato ela seria disputada, além das datas, principal empecilho devido ao calendário apertado.

A reunião entre Proença e Tebas aconteceu nesta quarta em Madri a fim de estreitar laços e desenvolver iniciativas futuras em uma aliança inédita entre entidades do tipo.

A ideia de criar uma competição ibérica já esteve sobre a mesa no passado. Em 2010, coincidindo com a candidatura conjunta dos dois países para sediar a Copa do Mundo de 2018, fontes da LPFP confirmaram a existência de contatos com a LFP para estudar a possibilidade.