Portugal e Espanha estudam criar competição de futebol entre os dois países
Os presidentes da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, e da Liga de Futebol Profissional espanhola (LFP), Javier Tebas, responsáveis pelas duas primeiras divisões de seus respectivos países, se reuniram nesta quarta-feira e analisaram a possibilidade de criar uma competição ibérica.
Sobre o encontro, a entidade lusitana o considerou um primeiro passo dentro do objetivo de lançar ao longo deste quadriênio um Campeonato Ibérico. Um porta-voz da LPFP esclareceu à Agência Efe que a ideia não é fundir as duas competições, mas criar uma nova cujo formato ainda está em discussão.
“Está tudo em aberto, é um objetivo assumido por nosso presidente para ajudar a internacionalizar a Liga Portuguesa e permitir o aumento aumentar da receita (dos clubes)”, explicou o porta-voz.
Nesse sentido, a fonte destacou que a discussão ainda se encontra em uma fase incipiente e que falta decidir tanto que equipes participariam dessa nova competição quanto em que formato ela seria disputada, além das datas, principal empecilho devido ao calendário apertado.
A reunião entre Proença e Tebas aconteceu nesta quarta em Madri a fim de estreitar laços e desenvolver iniciativas futuras em uma aliança inédita entre entidades do tipo.
A ideia de criar uma competição ibérica já esteve sobre a mesa no passado. Em 2010, coincidindo com a candidatura conjunta dos dois países para sediar a Copa do Mundo de 2018, fontes da LPFP confirmaram a existência de contatos com a LFP para estudar a possibilidade.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.