Portugal quer evitar nova zebra e recebe Armênia nas eliminatórias da Euro

  • Por Agencia EFE
  • 13/11/2014 15h19

Lisboa, 13 nov (EFE).- Após a inesperada derrota em casa contra a Albânia na estreia, Portugal não quer mais surpresas frente a sua torcida e recebe a frágil Armênia nesta sexta-feira, buscando a liderança do grupo I das Eliminatórias da Eurocopa 2016.

A vitória em Copenhague contra a Dinamarca (1 a 0) na terça-feira deu confiança ao grupo. O gol da partida, é claro, foi marcado pelo craque Cristiano Ronaldo.

Apesar do resultado, Portugal ocupa o terceiro lugar na tabela, com três pontos. A Albânia e a própria Dinamarca dividem a liderança, com quatro pontos cada. A Armênia está na lanterna, com apenas um ponto conquistado.

Com a chegada de Fernando Santos, que assumiu a seleção em outubro após a demissão de Paulo Bento, vários jogadores experientes voltaram a integrar o grupo. São exemplos da nova tendência as convocações do meia Tiago (33 anos), do zagueiro Ricardo Carvalho (36) e do lateral-direito José Bosingwa (32).

Outro veterano que retornou à equipe é o atacante do Deportivo La Coruña Hélder Postiga. No entanto, o artilheiro deve ficar no banco. Santos treinou com o meia-atacante Danny, do Zenit São Petersburgo, atuando como “falso nove”.

O novo técnico de Portugal vai para o jogo com desfalques importantes. Fabio Coentrão (Real Madrid) e Eliseu (Benfica) estão lesionados. Tiago Gomes, do Braga, será escalado como titular na lateral esquerda.

Jogadores e membros da comissão técnica portuguesa evitaram nos últimos dias falar em qualquer favoritismo, especialmente depois da derrota contra a Albânia, na primeira partida da fase de classificação para a Eurocopa.

Como já é habitual, Ronaldo figura como o principal trunfo ofensivo de Portugal. O atacante vive um momento especial no Real Madrid, marcando 18 gols nos 10 primeiros jogos do Campeonato Espanhol.

A ausência de CR7 na partida contra a Albânia deu munição aos críticos que afirmam que a seleção portuguesa é muito dependente do craque, fato não discutido nem mesmo pelo próprio técnico.

“Sempre houve dependência das equipes em relação a alguns jogadores. Quando se têm gênios, a orquestra anda atrás deles”, defendeu o treinador recentemente.

Já a Armênia, lanterna do grupo I, confia que pode conseguir ao menos um empate na partida.

“O adversário é inteligente e forte, mas nós também sabemos jogar”, disse o veterano goleiro Roman Berezovski, de 40 anos, que amanhã completará a 91ª partida pela seleção e estreou exatamente contra Portugal, em 1996.

“Eles sempre tiveram qualidade, não é a toa que os chamam de brasileiros da Europa. Teremos um jogo muito difícil, mas nas partidas contra nos eles nunca tiveram facilidade”, disse o goleiro destacando o histórico do confronto.

Portugal e Armênia se enfrentaram apenas quatro vezes. Nas duas partidas em casa, os armênios conseguiram arrancar dois empates.

None

Prováveis escalações:.

None

Portugal: Rui Patrício; Cédric, Pepe, Bruno Alves e Tiago Gomes; Tiago, Moutinho e William Carvalho; Nani, Cristiano Ronaldo e Danny. Técnico: Fernando Santos.

Armênia: Berezovski; Haroyan, Arzumanyan, Voskanyan e Mkrchyan; Edigaryan, Pizzelli, Sarkisov e Mkhitaryan; Hovsepyan e Manucharyan. Técnico: Bernard Challandes.

Árbitro: Tasos Sidiropoulos (GRE), auxiliado pelos compatriotas Damianos Efthimiadis e Polychronis Kostaras.

Estádio Algarve, em Faro (Portugal). EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.