Preparador vê China trilhando o caminho do Japão no futebol: “vai ser potência”
A China tem surpreendido o Brasil ao contratar diversos técnicos e muitos jogadores, especialmente do Corinthians campeão brasileiro. No entanto, esta não é a primeira vez que um país asiático fez a “rapa” nos clubes brasileiros, como lembrou o preparador físico Altair Ramos, que trabalho por muitos anos no Japão, em entrevista a Nilson César, da Rádio Jovem Pan.
“A época de ouro do Japão na década de 1990 foi muito boa. Eu peguei o final dela, no fim da década, mas não era tão forte quanto esta da China. É muito, muito dinheiro. Você acompanha o dinheiro das contratações, e é fora da realidade mundial, para o nosso país nem se fala”, disse Altair, que fez uma projeção do crescimento do futebol na China.
“Eu acredito que vai acontecer como no Japão. Não vai ser daqui um ou dois anos, vai demorar um tempo, porque na verdade são os estrangeiros estão fazendo a diferença na China. Os jogadores, as comissões, são brasileiros. Mas com certeza vai ser uma potência”, continuou.
O preparador físico ainda acredita que os jogadores chineses chegarão a jogar na Europa, como fazem os jaoneses. “O investimento do governo e dos clubes é muito forte e bem trabalhado. Acredito que vá ser como no Japão, que evoluiu muito tecnicamente e tem uma base, com jogadores da seleção japonesa jogando na Europa. A China tem tudo para chegar ao nível do Japão”, projetou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.