Presidente da liga espanhola diz que Campeonato Inglês virará NBA em 5 anos

  • Por Agencia EFE
  • 09/04/2015 12h32
Twitter/Reprodução Liga de Futebol Profissional da Espanha (LFP)

O presidente da Liga de Futebol Profissional da Espanha (LFP), Javier Tebas, afirmou nesta quinta-feira que o Campeonato Inglês “será como a NBA”, e para isso cobrou mudanças na regulamentação da venda de direitos de televisão no país e no sistema de propriedade por parte de terceiros (TPO).

O dirigente garantiu que os temas estratégicos para resolver a “encruzilhada histórica” em que se encontra o futebol espanhol. O cenário da liga inglesa atingir o nível da principal competição de basquete do mundo, teria prazo de cinco anos para acontecer, segundo Tebas.

“Coloco um exemplo que saibamos que existe. A diferença de 2 bilhões de euros na Inglaterra, faz impossível segurarmos os bons talentos espanhóis e de outros países, que possamos trazer. Todos irão para o Campeonato Inglês”, disse o presidente da LFP, em um seminário sobre o TPO realizado em Madri.

Tebas comemorou nesta quinta-feira que esteja avançando o “Real Decreto”, que regula a venda centralizada dos direitos de TV, deixando de lado a negociação feita em blocos pelos clubes. Segundo o dirigente, sem esta regulação, o futebol do país fica em situação complicada.

Já sobre a propriedade de terceiros, o representante da LFP afirmou que sem a regulação da norma, baixada pela Fifa, que entrará em vigor em maio, os Campeonatos Espanhol, Italiano, Francês e até o Alemão, passarão a ser de segundo nível.

Segundo Tebas, o TPO é um capital de risco, algo que é comum no mundo empresarial, por isso admite ser possível este tipo sistema no futebol. Além disso, afirmou que a propriedade dos direitos dos jogadores por parte de terceiros, ajudou a muitos deles a conseguirem atuar em grandes clubes.

“Na Espanha, calculamos que há cerca de 100 milhões de euros em fundos de investimento. Com a proibição, isso se reduziria a zero, quando o objetivo que temos é que, em duas temporadas, haja investimentos em torno de 350 e 400 milhões de euros. Isso significa que manteríamos o talento e que poderíamos trazer também jogadores de primeira linha”, avaliou. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.