Presidente do Barcelona pede “futebol tranquilo” após anúncio da federação
Barcelona (Espanha), 6 mai (EFE).- O presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, falou nesta quinta-feira sobre a decisão da Federação Espanhola de Futebol (RFEF), de suspender as competição a partir de 16 de maio, devido a discordâncias com o Real Decreto, aprovado pelo governo.
“Nós gostaríamos que as decisões fossem tomadas por consenso. É preciso que que se converse, que se sente, se dialogue, porque nada há de definitivo. É preciso que o futebol esteja tranquilo”, disse o dirigente do clube catalão.
A entidade apontou que a decisão foi tomada por causa da “atitude desrespeitosa” do governo, que aprovou a medida através de seu Conselho de Ministros, em 30 de abril. Além disso, a federação questiona a falta de resolução para todas as questões levantantadas desde o início do debate sobre o Real Decreto.
“As partes precisam tentar chegar a um acordo. O Real Decreto vai apoiar o futuro do futebol. Pedimos sensatez e consenso”, disse o dirigente, que se posicionou favoravelmente a decisão da entidade que rege a modalidade no país.
Entre os tópicos que suscitam descontentamento da federação, além de detalhes da regulação da venda centralizada dos direitos de televisão do campeonato do país, estão a divisão do dinheiro proveniente das loterias locais, e também mudanças sobre a tributação e a seguridade social dos atletas. As reivindicações da AFE também foram levadas em conta pela federação.
Mais cedo, a Associação de Jogadores de Futebol da Espanha (AFE) anunciou que estudava a possibilidade de fazer greve, caso não houvesse modificações no Real Decreto de Lei. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.