Presidente do COI faz convocação por renovação da confiança no esporte
O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), o alemão Thomas Bach, pediu nesta terça-feira que a confiança no esporte seja renovada e que os atletas não façam uso de substâncias irregulares, no marco do primeiro aniversário da aprovação por unanimidade da Agenda Olímpica 2020.
Ao longo deste ano, Bach considera que o correram significativos progressos nas 40 recomendações contidas em tal agenda, que aconteceu durante a 127ª sessão do COI, realizada em Mônaco.
Dois terços das 112 reformas previstas para 2015 já estão em vigor, mais de 20% estão em processo e serão aplicadas até o fim deste ano e o restante será implementado em 2016, segundo o dirigente.
“Temos de fazer todo o possível para proteger milhões de atletas limpos no mundo todo”, afirma Bach em carta. “Por seu bem e pelo crédito da competição esportiva, têm de ser protegidos do doping e das influências corruptoras”, acrescentou.
O presidente do COI também apontou a necessidade de proteger a credibilidade das competições contra a fraude e a manipulação. “Combater a corrupção também significa que a boa governança das organizações esportivas é essencial”, ressaltou.
Entre as medidas da Agenda Olímpica 2020 que já foram aplicadas estão o novo contrato com a cidade sede dos Jogos; uma nova fase de convite para os Jogos de 2024; um novo papel para as federações internacionais no planejamento das competições olímpicas; destinar US$ 20 milhões para proteger os atletas limpos e a criação de um escritório de Ética e Cumprimento.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.