Presidente interino da Conmebol confirma a realização da Copa América Centenário

  • Por Agência EFE
  • 09/12/2015 20h18
  • BlueSky
EFE Wilmar Valdez até mesmo informou a data do sorteio dos grupos da Copa América Centenário: 11 de fevereiro

A Copa América Centenário de 2016 “está totalmente confirmada”, declarou nesta quarta-feira em Montevidéu Wilmar Valdez, presidente da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e que assumiu o comando da Conmebol após a detenção de Juan Ángel Napout na semana passada.

Esta edição especial do torneio continental foi idealizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) para comemorar seus 100 anos, e a previsão é que seja disputada nos Estados Unidos entre os dias 3 e 26 de junho de 2016.

“A Federação de Futebol dos Estados Unidos confirmou a realização da Copa Centenário, e em Assunção (sede da Conmebol) já recebemos um projeto de calendário para o torneio, que temos que aprovar”, explicou Valdez após ser questionado pela Agência Efe na capital uruguaia.

Segundo o dirigente, o sorteio do calendário será realizado no dia 11 de fevereiro, em Nova York.

Como vice-presidente único da Conmebol, Valdez fica responsável por comandar a entidade após a prisão de Napout em 3 de dezembro em Zurique, na Suíça, a pedido da justiça americana, que o acusa de corrupção.

“Não tinha programado ser presidente da Conmebol, mas estas coisas vêm assim e não se escolhem. É preciso enfrentar a situação, o futebol sul-americano é importante demais no mundo para ficar sem comando. Estou disposto, pelo menos interinamente, a tentar colaborar para levar a instituição adiante”, disse Valdez.

O uruguaio reconheceu ter “receios normais” na hora de assumir esta responsabilidade porque “uma coisa é visitar a Conmebol uma vez por mês e outra é ser o responsável da instituição”.

Valdez recordou o momento no qual assumiu a presidência da AUF, em abril de 2014, quando a entidade tinha “um montão de problemas” e teve que ir “de pouco em pouco e com o apoio de todos os companheiros e os clubes”.

“Pretendemos fazer o mesmo no caso da Conmebol, mostrar a nossa forma de trabalhar”, afirmou.

Valdez esteve na semana passada em Assunção “tomando conta de toda a documentação e da parte administrativa”, assim como passando tranquilidade aos empregados e dizendo que é preciso seguir em frente.

Na próxima sexta-feira acontecerá uma reunião extraordinária do Comitê Executivo da Conmebol, com a presença de todos os presidentes das federações nacionais, na qual Valdez espera que haja “um espírito de união” para tentar solucionar os problemas e “mudar a imagem da instituição”.

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.