Primeira Liga contraria a CBF e mantém torneio: “esperamos os torcedores”

  • Por Jovem Pan
  • 25/01/2016 18h43
MG - FUTEBOL/CRUZEIRO/COMISSÃO TÉCNICA - ESPORTES - O presidente do Cruzeiro, Gilvan de Pinho Tavares, apresenta o ex-auxiliar Deivid como treinador do clube, em coletiva realizada na sede do Cruzeiro no Barro Preto, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira. Também foram apresentados o auxiliar Pedrinho, ex-jogador de Vasco e Palmeiras, e o preparador físico Alexandre Lopes. 10/12/2015 - Foto: JOãO GODINHO/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO Agência Estado Gilvan de Pinho Tavares

A Primeira Liga reagiu de forma firme à nota da Confederação Brasileira de Futebol desta segunda-feira (25), que proibiu a realização do torneio. De acordo com comunicado oficial divulgado pela organização da liga, esta é independente da CBF e não precisa de sua autorização. Os jogos, marcados para acontecer a partir do dia 27, estão mantidos.

“Como já extensamente explicado pela Primeira Liga, a entidade mantém uma posição jurídica e desportiva de independência das federações e da CBF, com base nos arts. 16 e 20 da Lei Pelé. Como consequência disto, não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março”, disse a nota.

Apesar de se declarar independente, a Primeira Liga afirma estar disposta a continuar dialogando com a CBF. Em seu comunicado, a entidade máxima do futebol brasileiro convocou os clubes participantes a uma reunião para definir o cronograma de uma competição em 2017.

“Aguardamos todos os torcedores apaixonados por futebol em um dos 6 estádios que nesta quarta e quinta sediarão a nossa rodada inicial. Independentemente de tudo isto, a Primeira Liga segue aberta ao diálogo com vistas ao enquadramento da competição no calendário oficial da CBF em 2017”, concluiu a liga.

Confira, abaixo, a nota na íntegra:

“Com referência a Resolução de Diretoria publicada no dia de hoje pela CBF, informamos que ela em nada afeta a preparação e organização da Primeira Liga para os jogos desta quarta e quinta-feira. Como já extensamente explicado pela Primeira Liga, a entidade mantém uma posição jurídica e desportiva de independência das federações e da CBF, com base nos arts. 16 e 20 da Lei Pelé. Como consequência disto, não existe a necessidade legal de buscar-se prévia autorização para a realização dos jogos que estão programados até o dia 31 de março.

A Primeira Liga e seus 15 integrantes vem sendo constantemente prejudicados comercialmente por sucessivas tentativas de intervenção e proibição de seus jogos. Tentamos dialogar a fim de buscar uma solução e inclusive havíamos recebido de parte da CBF, em mais de uma ocasião, uma garantia de não intervenção na Primeira Liga, o que hoje mostrou-se não ser verdade.

À Primeira Liga interessa dar uma resposta ao torcedor, que é o real motor do futebol nacional. Aguardamos todos os torcedores apaixonados por futebol em um dos 6 estádios que nesta quarta e quinta sediarão a nossa rodada inicial.

Independentemente de tudo isto, a Primeira Liga segue aberta ao diálogo com vistas ao enquadramento da competição no calendário oficial da CBF em 2017”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.