Primeira rodada da Copa é marcada por viradas e goleadas de grandes seleções

  • Por Bruno Bataglin/Jovem Pan
  • 17/06/2014 22h03
Müller marca o quarto gol alemãoMüller marca o quarto gol alemão

A primeira rodada da Copa do Mundo foi concluída nesta terça-feira (17) e, até o momento, os 16 confrontos da primeira rodada e o segundo jogo da Seleção Brasileira, esse contra o México, foram disputados.

Essa reta inicial do Mundial ficou marcada por muitos gols e algumas viradas. Ao todo, 49 gols foram marcados por enquanto na maior competição do futebol mundial. Se levarmos em conta somente as 16 partidas da primeira rodada, a média de gols é de 3,06 por confronto, o que mostra jogos recheados de emoção.

As muitas viradas atraíram as atenções e acirraram os debates dos fãs de futebol. No grupo B, a reedição da final da última Copa, entre Espanha e Holanda, foi disparado o duelo mais comentado desta primeira rodada. Os espanhóis até largaram na frente do placar na Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), mas os holandeses mostraram muito poder de reação e golearam os atuais campeões mundiais por 5 a 1.

Outra virada bastante comentada foi a da Costa Rica sobre o Uruguai, em embate válido pela chave D e considerado por muitos a maior ‘zebra’ deste começo de Copa do Mundo. Os uruguaios até abriram o placar no estádio Castelão, em Fortaleza (CE), mas acabaram sendo surpreendidos e foram derrotados pelos costarriquenhos pelo placar de 3 a 1.

As vitórias da Costa do Marfim sobre o Japão por 2 a 1, na Arena Pernambuco, em partida válida pelo grupo C, da Suíça sobre o Equador por 2 a 1, no estádio Mané Garrincha, em jogo do grupo E, e da Bélgica sobre a Argélia, também por 2 a 1, em confronto do grupo H, realizado no estádio Mineirão, completaram as cinco viradas na primeira rodada.

Ainda que seja um critério bastante subjetivo, o jogo mais chato desta primeira rodada, quase de forma unânime, foi entre Irã e Nigéria, disputado na última segunda-feira (16), na Arena da Baixada, em Curitiba (PR). Além de ter sido o primeiro empate desta Copa do Mundo, ele também não teve gols marcados. Em termos de escassez de gols, somente o jogo entre Brasil e México, este válido pela segunda rodada e disputado nesta terça, no estádio Castelão, conseguiu igualar, já que a

Seleção comandada por Luiz Felipe Scolari parou na brilhante atuação do goleiro mexicano Guillermo Ochoa e não conseguiu vencer a segunda no Mundial.

Apesar da alta média de gols por jogo, somente duas goleadas deram as caras nesta rodada inicial do Mundial: os triunfos da Holanda sobre a Espanha por 5 a 1 e da Alemanha sobre Portugal por 4 a 0.

Um jogador em especial já se destacou na lista de artilheiros. O atacante alemão Thomas Müller, que marcou três gols na goleada por 4 a 0 sobre Portugal, é o único atleta que já soma essa quantidade de gols na Copa do Mundo. Além dele, outros quatro jogadores marcaram dois gols: o brasileiro Neymar, os holandeses Robben e Van Persie, e o francês Benzema.

Confira todos os resultados da primeira rodada da Copa do Mundo de 2014:

Grupo A – Brasil 3 x 1 Croácia – Arena Corinthians – 12 de junho – 17h
Grupo A – México 1 x 0 Camarões – Arena das Dunas – 13 de junho – 13h
Grupo B – Espanha 1 x 5 Holanda – Arena Fonte Nova – 13 de junho – 16h
Grupo B – Chile 3 x 1 Austrália – Arena Pantanal – 13 de junho – 19h
Grupo C – Colômbia 3 x 0 Grécia – Mineirão – 14 de junho – 13h
Grupo C – Costa do Marfim 2 x 1 Japão – Arena Pernambuco – 14 de junho – 22h
Grupo D – Uruguai 1 x 3 Costa Rica – Castelão – 14 de junho – 16h
Grupo D – Inglaterra 1 x 2 Itália – Arena da Amazônia – 14 de junho – 19h
Grupo E – Suíça 2 x 1 Equador – Mané Garrincha – 15 de junho – 13h
Grupo E – França 3 x 0 Honduras – Beira-Rio – 15 de junho – 16h
Grupo F – Argentina 2 x 1 Bósnia-Herzegovina – Maracanã – 15 de junho – 19h
Grupo F – Irã 0 x 0 Nigéria – Arena da Baixada – 16 de junho – 16h
Grupo G – Alemanha 4 x 0 Portugal – Arena Fonte Nova – 16 de junho – 13h
Grupo G – Gana 1 x 2 Estados Unidos – Arena das Dunas – 16 de junho – 19h
Grupo H – Bélgica 2 x 1 Argélia – Mineirão – 17 de junho – 13h
Grupo H –Rússia 1 x 1 Coreia do Sul – Arena Pantanal – 17 de junho – 19h