Primeiro jogo de futebol feminino reconhecido pela FIFA completa 120 anos
Redação Central, 23 mar (EFE).- No dia 23 de março de 1895, duas equipes compostas exclusivamente por mulheres desafiaram as proibições e opiniões intolerantes da época e disputaram no Crouch End Athletic Ground, em Londres, o primeiro jogo de futebol feminino reconhecido oficialmente pela Fifa, conforme destaca o site da entidade 120 depois.
De acordo com o jornal “The Guardian”, havia cerca de 10 mil curiosos como espectadores, intrigados sobre como seria o desempenho da mulher em um jogo que era considerado um passatempo masculino.
A partida, organizada pela fundadora da British Ladies Football Club, Nettie Honeyball, terminou com a vitória do norte da cidade por 7 a 1 sobre o time do sul. Apenas de o jogo ter evidenciado a inexperiência das atletas, equipadas com blusas, bonés e calças, a goleira da equipe vencedora, Graham, foi bastante elogiada, segundo o “The Standard”.
“Só posso dizer que a impressão que a partida deixou em minha mente é que o espetáculo foi muito lindo. Não há nada desagradável em ver uma mulher chutar uma bola”, disse uma “correspondente mulher” do “The Guardian”, que assinava assim à época.
Na antiga crônica, o jornal britânico apoiou a participação feminina e afirmou que “não há motivos para o esporte não ser aderido pelas mulheres como nova forma de lazer saudável”.
No entanto, o “Bristol Mercury and Daily Post” mostrou rejeição à iniciativa ao dizer que “mulheres não podem jogar futebol e, mesmo que conseguissem, o esporte não é adequado para o sexo feminino”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.