Príncipe Ali desiste de segundo turno e Blatter é reeleito presidente da Fifa
Após conseguir levar a eleição para presidente da Fifa para o segundo turno, o príncipe jordaniano Ali bin Hussein retirou sua candidatura e não disputará a segunda etapa. Deste modo, Joseph Blatter está reeleito para seu quinto mandato a frente da entidade máxima do futebol.
Atual presidente da Fifa, Blatter obteve maioria dos votos na eleição realizada nesta sexta-feira (29), em Zurique, na Suíça, mas não conseguiu número suficiente para vencer o pleito, e a disputa com Ali bin Hussein iria para segundo turno, não fosse a desistência de Ali. Antes de iniciar a segunda etapa de votações, o jordaniano se dirigiu ao microfone e anunciou a retirada de sua candidatura.
Das 209 federações, 133 votos votaram no suíço, contra 73 do príncipe Ali. Joseph Blatter, de 79 anos, foi eleito em 1998 e agora engata seu quinto mandato consecutivo a frente da Fifa.
Com uma eleição marcada pelo escândalo de corrupção que envolveu a Fifa, Blatter entrou na disputa ainda favorito, mas viu sua superioridade diminuir diante de seu opositor. Rodeado por uma crise, o suíço deve ter o mandato mais conturbado da história da entidade. Pressionado especialmente pela Uefa, liderada por Michel Platini, Blatter vê a possibilidade de seleções europeis boicotarem as competições organziadas pela Fifa.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.