Prova da patinação de velocidade de 500 metros tem pódio totalmente holandês

  • Por Agência EFE
  • 10/02/2014 15h42

Michael Mulder conquistou o ouro na prova de 500 metros da patinação de velocidade

Michael Mulder

O holandês Michel Mulder conquistou a medalha de ouro nesta segunda-feira na prova de patinação de velocidade de 500 metros nos Jogos Olímpicos de Sochi, na qual seu compatriota Jan Smeekens conquistou a prata, e seu irmão gêmeo, Ronald, ficou com o bronze.

O pódio, completamente holandês, foi mais uma amostra do domínio do país na modalidade, após a conquista de sete das nove medalhas disputadas até o momento. O primeiro ouro veio com Sven Kramer, nos 5 mil metros, prova que teve outro pódio totalmente holandês, e o segundo com a atleta Irene Wust, nos 3 mil metros.

Ronald Mulder, que marcou um tempo total de 69s312 nas duas voltas, ficou apenas 12 milésimos -69s324- à frente de seu compatriota Smeekens, que chegou à segunda e definitiva volta com uma vantagem de 4 centésimas sobre Mulder.

O irmão gêmeo de Michael, Ronald Mulder, completou o pódio, ao anotar um tempo de 69s46.

Por sua vez, o sul-coreano Tae Bum Mo, campeão há quatro anos em Vancouver 2010 e atual líder da Copa do Mundo, teve que se conformar com a sempre amarga quarta posição a 38 centésimos do vencedor da prova.

O triunfo de Michel Mulder, vigente campeão do Mundo da distância, fez com que a Holanda se tornasse o país com mais medalhas de ouro em patinação de velocidade na história dos Jogos Olímpicos, com um total de 30, uma a mais que os Estados Unidos.

Um impressionante histórico no qual para o conjunto holandês faltava a medalha de ouro na prova de 500 metros. Até agora, os holandenses tinham que se conformar com uma prata, conquistada por Jan Ykema em Calgary 1988, e um bronze, conquistado por Lieuwe De Boer em Lake Placid, em 1980.