Psicólogo vê descontrole e pede urgência a Dunga: “Neymar não pode ser capitão”
Atualmente
AtualmenteEm 2012, enquanto todos ainda se preocupavam com o desempenho do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres, João Ricardo Cozac dizia que a Seleção Brasileira deveria começar, naquele momento, uma preparação psicológica para a Copa do Mundo. O trabalho, porém, só acabou sendo feito durante o mês do torneio, entre junho e julho de 2014. Resultado? Um time descontrolado emocionalmente e que não poderia ser eliminado de outra forma a não ser após uma derrota por 7 a 1 dentro de casa. Hoje, a preocupação do presidente da Associação Paulista de Psicologia do Esporte é outra. Mas não menos importante.
Em entrevista exclusiva a José Manoel de Barros para o Plantão de Domingo, da Rádio Jovem Pan, Cozac avaliou o atual momento do futebol brasileiro e fez uma forte ressalva a respeito do principal craque do País: “não acho que o Neymar tenha, hoje, pelo que demonstra dentro de campo, a tranquilidade para vestir a faixa de capitão e liderar uma equipe“. Para o psicólogo, o fato de o atleta do Barcelona usar a tarja da Seleção Brasileira é um erro grave e perceptível. “Ele ainda precisa ser liderado. E o Dunga precisaria rever com caráter de urgência a posição de quem são os verdadeiros líderes dentro da Seleção. Isto me preocupa bastante“, revelou.
E quem seria o nome ideal para assumir tal “cargo”? Cozac disse não saber, por não ter acesso ao cotidiano do time verde e amarelo. Porém, sugeriu um nome a partir de observações à distância: Renato Augusto. “Desde a época de Corinthians, ele era o cara que falava, era o cara do vestiário, aquele que fazia o churrasco para os jogadores. Era um líder, um cara que dava para ver que tinha influência no grupo. O Dunga precisa rever, com urgência, se o Neymar é o cara dele dentro de campo”, repetiu.
E o craque do Barcelona, por sinal, já teve um breve contato com João Ricardo Cozac recentemente. Em uma das inúmeras viagens que fez do Brasil à capital da Catalunha nos últimos três anos, Neymar ocupou o mesmo avião que o psicólogo. Enquanto a aeronave cruzava o Oceano Atlântico, o profissional pôde conversar com o jogador e tirar algumas conclusões. Para o especialista, Neymar é um “poço de carisma” e sabe lidar muito bem com outras pessoas, mas, dentro de campo, o comportamento dele ainda é bastante volátil.
“Eu fiquei muito bem impressionado com a inteligência social do Neymar. A simpatia, a cordialidade e a maturidade que ele tem no relacionamento interpessoal. Mas, dentro de campo, o que eu percebo é uma grande oscilação. O comportamento que o Neymar tem apresentado durante as partidas denota alternâncias muito acentuadas entre a confiança e o descontrole. Parece que, quando a equipe vai bem, ele tem um comportamento. Já quando o time passa por dificuldades, é um dos primeiros a demonstrar fragilidades que acabam contagiando o restante do elenco“, opinou.
O maior nome do futebol brasileiro na atualidade tem sido alvo de muitas críticas comportamentais nos últimos meses. Na Espanha, o fato de ele sempre protagonizar confrontos verbais e às vezes até físicos com rivais durante os jogos incomoda. Já na Seleção, a indisciplina do jogador, que foi suspenso por quatro partidas durante a Copa América e tem recebido excessivos cartões amarelos nas Eliminatórias, vem desagradando. O ápice aconteceu depois de Neymar ter se apresentado no Brasil com um dia de atraso em relação ao restante dos jogadores da Seleção apenas para frequentar uma festa.
Cozac não acha que ir a baladas seja algo ruim para um atleta. Porém, o psicólogo ressalta que é necessário bom-senso e, acima de tudo, sensatez. “Não acho que um jogador deva apenas ficar em casa e se privar de se divertir e festejar. Muito pelo contrário: a parte pessoal e social precisa ser treinada, porque faz parte da vida. Mas é inegável que isto pode provocar uma carga negativa se não houver responsabilidade. A palavra que eu uso é “cuidado”. Cuidado para a imagem não ficar prejudicada“, finalizou o especialista, claramente preocupado com a saúde emocional do principal craque brasileiro na atualidade.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.