Putin garante que Rússia não desistirá de sediar Copa do Mundo

  • Por Agência EFE
  • 18/12/2014 16h55

Vladimir Putin discursa em ocasião da assinatura da anexação da Crimeia

EFE/Sergei Ilnitsky Vladimir Putin discursa em anexação de Crimeia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, garantiu nesta quinta-feira que a Rússia não desistirá de organizar a Copa do Mundo de 2018, devido a grave crise econômica em que se encontra o país.

“É preciso organizar competições como o Mundial de futebol, já que a quantidade de crianças que se decicarão ao esporte aumentará drasticamente”, disse Putin, em entrevista coletiva.

O chefe de Estado lembrou que uma grande infraestrutura está sendo montada nas cidades para a disputa da competição, como já aconteceu em Sochi, que sediou em fevereiro os Jogos Olímpicos de Inverno.

“Este é um motivo a mais para o desenvolvimento da Rússia e, nisso, não dá pena gastar dinheiro”, afirmou.

Putin, que é lutador de judô e pratica esqui alpino, completou dizendo que é preciso introduzir “a cultura do esporte” no país, para que as pessoas não acabem fazendo fila para comprar vodca.

Em relação ao legado deixado por ocasião do evento poliesportivo de Sochi, que foram os Jogos de Inverno mais caros da história, o presidente destacou que no balneário, tudo está reservado até o fim do inverno.

Na terça-feira, a Rússia viveu dia negro, quando chegou a perder 24% e 28% perante do dólar e o euro, respectivamente, apesar do Banco Central ter autorizado uma alta dos juros de 10,5% para 17%.

Alguns meios de comunicação, como o jornal “Nezavisimaya Gazeta”, chegaram a criticar a drástica alta da taxa de juros, afirmando que isto aumentou o pânico do mercado. Já os cidadãos enfrentam uma inflação crescente nas últimas semanas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.