Quem pode levantar a taça? Veja os capitães das seleções da Copa América

  • Por Jovem Pan
  • 09/06/2015 13h23
Neymar

Em teoria, o capitão de um time de futebol tem como função sortear o cara ou coroa antes do início da partida para definir quem começa com a bola. Não há na regra nada que dê ao capitão algum direito ou dever diferente de todos os outros jogadores em campo. Na prática, porém, o homem que usa a faixa no braço é mais do que isso, é, geralmente, o líder da equipe, o jogador respeitado pelos companheiros e que, no momento de glória, tem a honra de levantar o troféu de campeão de uma competição.

O capitão pode receber a braçadeira por exercer uma liderança técnica, por ser um líder nato que motiva os companheiros ou até pela sua experiência. Entre as 12 seleções que disputarão a Copa América 2015, no Chile, há todos esses exemplos.

Confira os capitães das seleções que jogarão a Copa América:

Cláudio Bravo – Chile: com mais de 10 anos na seleção chilena, Bravo é o responsável por usar a braçadeira de capitão dos donos da casa.

Walter Ayovi – Equador: experiente jogador de 35 anos, o meio campista Walter Ayovi é o capitão da seleção equatoriana.

Rafa Marquez – México: aos 36 anos e com uma carreira consolidada na seleção mexicana, o veterano Rafa Marquez carrega a faixa de capitão da equipe há muito tempo.

Ronald Raldes – Bolívia: outro experiente zagueiro capitão de uma seleção na Copa América é Ronald Raldes, de 34 anos, líder da Bolívia.

Lionel Messi – Argentina: quatro vezes melhor do mundo, Messi não tem bem o perfil de líder, mas com toda sua capacidade, exerce uma liderança técnica no grupo da Argentina e se tornou capitão da seleção.

Diego Godín – Uruguai: vencedor com a celeste, Diego Godín é referência e carrega a braçadeira de capitão na seleção uruguaia.

Roque Santa Cruz – Paraguai: veterano atacante, Santa Cruz é liderança na seleção paraguaia.

Rodolph Austin – Jamaica: estreante na competição, a Jamaica tem o meia Rodolph Austin, de 30 anos, como capitão.

Neymar – Brasil: grande nome da Seleção Brasileira, Neymar, assim como Messi, não tem perfil de um grande líder. Mas seu carisma e sua referência técnica lhe renderam a braçadeira que era de Thiago Silva.

Falcão Garcia – Colômbia: maior artilheiro da seleção colombiana, Falcão Garcia é escolhido por José Pekerman para ser o capitão da equipe amarela.

Carlos Lobatón – Peru: a seleção peruana aposta no experiente meio-campista Carlos Lobatón, de 35 anos, como seu capitão.

Juan Arango – Venezuela: outra seleção que aposta em um experiente jogador como capitão é a Venezuela. Aos 34 anos, Juan Arango é o capitão da seleção Vinho Tinto.

A Copa América 2015, disputada no Chile, começa no próximo dia 11. A Seleção Brasileira está no grupo C, ao lado de Peru, Colômbia e Venezuela, e a estreia da equipe de Dunga será no dia 14, diante dos peruanos.