Racismo? Torcida do Feyenoord joga banana em Gervinho, mas há um porém
Depois das confusões causadas por torcedores holandes na capital italiana no jogo de ida da disputa entre Roma eFeyenoord, pela Liga Europa, a segunda partida também tem polêmicas. Desta vez, relacionadas a racismo: torcedores do time de Roterdã jogaram uma banana inflável no atacante marfinense Gervinho e o jogo teve de ser interrompido.
Seria, indiscutivelmente, mais um lamentável caso de pessoas incitando o racismo ao jogar bananas na direção de um jogador negro, como já aconteceu outras vezes. Mas a grande questão é que, como lembraram posts no Twitter, o objeto é comumente usado por torcedores do Feyenoord durante as partidas.
O jogo estava empatado em 0 a 0 quando aconteceu o caso – na ida, houve empate em 1 a 1. Por conta dos objetos no gramado, o árbitro decidiu interromper a partida por vários minutos. Quando a bola voltou a rolar, Ljajic abriu o placar para os visitantes e Manu (que é negro) empatou para o time da casa. Pouco depois, o próprio Gervinho, provável vítima do ato (se tiver sido mesmo racista), recolocou a Roma na liderança do placar.
A discussão agora é se houve mesmo racismo ou “apenas” o lançamento de um objeto no gramado. O caso deverá ser investigado pela UEFA e, caso seja interpretado como ato racista, o Feyenoord poderá ser punido.
Banaan pic.twitter.com/a2xgK0yvFc
— Feyenoord Loyals (@FeyenoordLoyals) 27 outubro 2013
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.