Raikkonen constrói pista de motocross sem autorização e gera polêmica
O piloto finlandês Kimi Raikkonen causou polêmica em seu país ao construir sem permissão uma pista de motocross em um sítio de sua propriedade em Porkkala, a cerca de 30 quilômetros de Helsinque, informou nesta quarta-feira a emissora de televisão local “YLE”.
O sítio, de aproximadamente 22 hectares, está situado em uma área litorânea de grande beleza natural misturadas a florestas e casas de campo, na qual o governo finlandês estuda criar um parque nacional.
Segundo a “YLE”, alguns vizinhos do campeão mundial de 2007 estão tão cansados do barulho que consideram a possibilidade de denunciar o piloto à Polícia para que investigue se a pista cumpre todos os requisitos legais.
“Quando usam a pista, soa como se houvesse dez lenhadores com suas motosserras atrás da minha cabana”, queixa-se Patrick Eriksson, um arquiteto vizinho de Raikkonen, que não entende como foi permitida a construção do pequeno circuito de terra.
As autoridades locais não chegam a uma conclusão se é necessário ou não uma permissão para fazer tal pista em uma propriedade privada. Na Prefeitura de Kirkkonummi, município ao qual Porkkala pertence, acredita-se que não há a obrigatoriedade por não se tratar de um circuito comercial.
Por outro lado, as autoridades regionais opinam que a pista de motocross requer pelo menos uma permissão ambiental por seu possível impacto ecológico, especialmente em uma região de grande biodiversidade.
O município solicitou a Raikkonen que apresente um relatório especificando o tipo e a frequência de uso que quer dar ao local, antes de decidir se exigirá algum tipo de licença.
O piloto da Ferrari, amante de todos os esportes de motor, não quis dar declarações, mas demonstrou sua disposição em colaborar com as autoridades.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.