Rio 2016 precisa de R$ 200 milhões para realizar Jogos Paralímpicos

  • Por EFE
  • 18/08/2016 15h21
Tânia Rêgo/Agência Brasil Torcedores assistem à competição de vela na Praia do Flamengo

O Comitê Organizador do Rio 2016 precisa de R$ 200 milhões para realizar os Jogos Paralímpicos com o “nível de serviços” com os quais se comprometeu. O porta-voz da entidade, Mario Andrada, reconheceu nesta quinta-feira o déficit no orçamento e o atribuiu à falta de receita por vendas de ingressos e por patrocínios.

“A razão pela qual pegamos dinheiro dos Jogos Olímpicos é porque a venda de ingressos e patrocínios não foram como esperávamos”, comentou o porta-voz. Dos 2,3 milhões de ingressos para os Jogos Paralímpicos foram vendidos apenas 300 mil. O fato de mais de 9 mil entradas terem sido compradas depois de um anúncio feito pelo Rio 2016, porém, permite aos organizadores pensar que os números vão melhorar.

A Justiça retirou o veto recentemente imposto que impedia que o comitê de receber repasses públicos para ajudar a organização dos Jogos. “O dinheiro que nos foi repassado será utilizado em serviços, sobretudo para os atletas, seus deslocamentos, sua alimentação e para oferecer tudo do melhor”, disse Andrada.

“Organizar em plena crise o evento sem recursos públicos é um marco histórico do qual nos orgulhamos. Mas a baixa venda de ingressos e os patrocínios criaram um certo problema para nós. Se contarmos com a ajuda do governo, e após organizar os Jogos Olímpicos sem dinheiro público, faremos os Paralímpicos de forma magnífica”, disse o porta-voz do Rio 2016.

Os organizadores tinham dito ao Comitê Olímpico Internacional que 25% dos ingressos para os Jogos Paralímpicos já tinham sido vendidos. A queda para 12% corresponde, segundo Andrada, ao fato de que a Prefeitura tinha se comprometido a comprar um pacote para os funcionários municipais. A Justiça cancelou a medida por considerá-la como eleitoreira.

Sobre a presença do público em muitas das competições olímpicas, Andrada afirmou que 11% das pessoas que tinham ingressos não os utilizaram até o momento. Além disso, não retiraram suas entradas 55% dos beneficiados de um programa social de ingressos para crianças.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.