Rio 2016 supera último teste do ano com aprovação de instalações de tênis
Diferentes atletas olímpicos aprovaram nesta sexta-feira as instalações destinadas às competições olímpicas de tênis, as últimas infraestruturas programadas para serem “testadas” neste ano pelos organizadores dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
O evento-teste das instalações será disputado até sábado nas dez diferentes quadras do centro de tênis, situado no Parque Olímpico, por 74 tenistas das modalidades feminina e masculina (oito deles em cadeira de rodas) tanto em simples como em duplas.
A disciplina pendente do Comitê Organizador é a instalação de outras seis quadras que serão destinadas ao aquecimento dos atletas.
A competição também será aproveitada pelo Comitê Rio 2016 para testar o sistema de resultados, a atuação dos voluntários (tanto dentro como fora das instalações) e o chamado “caminho do espectador”, o trajeto a ser percorrido a pé entre a estação à qual o público chegará em ônibus expressos e o Parque Olímpico.
O tenista Bruno Soares, que hoje testou a quadra central, com capacidade para 10 mil espectadores, disse estar “impressionado” e “muito feliz” após ver pela primeira vez as instalações, “amplas” e “muito agradáveis”, uma impressão que compartilha com seus companheiros.
O secretário-geral da Federação Internacional de Tênis (ITF), Juan Margets, acrescentou que as “condições gerais para os jogadores são de muito alto nível” e que, a oito meses dos Jogos Olímpicos, “a impressão é muito favorável”.
Margets afirmou que, para esta edição do torneio, “as expectativas são não melhoráveis”, e que os espectadores encontrarão grandes nomes como Serena Williams, Maria Sharapova, Novak Djokovic, Roger Federer e Rafael Nadal em todos os tipos de modalidades, uma geração de tenistas mergulhada no espírito olímpico e com mais atenção “para a medalha de ouro”.
As instalações, localizadas no bairro da Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade, foram apresentadas ontem pelo prefeito Eduardo Paes e sediarão as modalidades de tênis olímpico e paralímpico, além dos jogos de futebol de cinco.
Após a utilização nos Jogos, a infraestrutura será reconvertida em um centro de treinamento para tenistas profissionais e jovens, e para todos os projetos sociais interessados em se desenvolver no esporte.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.