Rio anuncia calendário com 45 eventos-testes até Jogos Olímpicos de 2016

  • Por Agência EFE
  • 04/08/2014 16h22
Reprodução Rio 2016 - Logotipo

Cerca de 8,4 mil esportistas olímpicos e paralímpicos de todo o mundo participarão de 45 eventos-testes nas instalações que serão usadas nos Jogos Olímpicos de 2016, anunciaram nesta segunda-feira os organizadores do evento, a quase dois anos da abertura do evento.

O Comitê Organizador do Rio 2016 divulgou o chamado calendário de eventos durante um ato para comemorar que no dia 5 de agosto começa a contagem regressiva de exatos dois anos para a cerimônia de abertura das Olimpíadas.

“Os testes são parte fundamentais para a preparação dos Jogos e uma oportunidade para pôr a toda prova os lugares de competição e as operações das instalações”, afirmou o Comitê Organizador em comunicado.

As competições extra-oficiais e sem validade nos calendários das federações, mas que contarão com medalhistas olímpicos e esportistas destacados de todo o mundo, também servirão para que os atletas, em uma espécie de preparação, compitam nos mesmos locais para onde retornarão nos Jogos Olímpicos de 2016.

O primeiro dos eventos preparatórios começou ontem com uma Regata Internacional de Vela disputada por 300 regatistas, entre eles 23 medalhistas olímpicos, nos mesmos locais da Baía da Guanabara que foram selecionados para as competições de vela nos Jogos Olímpicos de 2016.

A grande maioria das competições será disputada no segundo semestre de 2015 e nos primeiros quatro meses de 2016, quando já estarão classificados grande parte dos atletas que disputarão os Olímpicos do Rio de Janeiro.

A próxima competição que servirá como teste será em julho de 2015, quando os maratonistas poderão percorrer o circuito de 42 quilômetros que o Rio de Janeiro adaptará para esta prova e que terá sua chegada no Sambódromo.

Um mês depois serão disputadas testes de equitação, salto, ciclismo, marcha atlética, remo e natação; em setembro de 2015 haverá competições de canoagem, triatlo e arco; e em outubro as de ciclismo BMX, vôlei e ciclismo de montanha.

Em novembro de 2015 foram programadas provas de tênis de mesa, polo aquático, hóquei, badminton, boxe e tênis.

As demais provas estão previstas para os primeiros meses de 2016, incluindo basquete, judô, rugby, pentatlo moderno, handebol, ginástica, futebol, atletismo e natação.

Os torneios são organizados em colaboração com as respectivas federações esportivas, que faz os convites para que medalhistas e atletas de alto nível participem.

“A definição do calendário é um passo importante já que estes eventos permitirão pôr a toda prova os aspectos das competições e garantir que, na hora dos Jogos, tudo estará perfeito para que os atletas possam conseguir seus melhores desempenhos”, explicou o diretor de esportes do Comitê Rio 2016, Agberto Guimarães, citado no comunicado.

O calendário, ainda provisório, inclui 33 testes para esportes olímpicos, seis exclusivamente para paralímpicos e seis tanto olímpicos como paralímpicos.

“Serão parte vital da preparação para a organização dos Jogos e garantirão a oportunidade de colocar em prática todo nosso planejamento”, segundo Delphine Moulin, gerente dos eventos de prova de Rio 2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.