Rivais neste sábado, Brasil e Paraguai já decidiram a Copa América três vezes

Quando Brasil e Paraguai entrarem no campo do Estádio Municipal de Concepción neste sábado (27), às 18h30, uma rica história acompanhará os 22 jogadores que adentrarem ao gramado. Tradicional duelo sul-americano, o confronto já decidiu a Copa América em três oportunidades e carrega uma rivalidade extra-campo que surgiu desde a guerra do Paraguai.
Em 1922, brasileiros e paraguaios decidiram o título do Campeonato Sul-Americano, torneio eu ano mais tarde viria a se transformar na Copa América. Em partida disputada no estádio das Laranjeiras, a Seleção Brasileira fez 3 a 0 (com dois gols de e Afrodísio Xavier Camargo e um de Manoel Nunes) e conquistou o torneio.
Vinte e sete anos depois, em 1949, o confronto se repetiu. Dessa vez em São Januário, o Brasil aplicou um histórico 7 a 0 nos paraguaios no jogo que decidia o título da competição continental (com três gols de Ademir Menezes) e novamente ficou com a taça.
Em 1953 foi a vez de o Paraguai dar o troco na Seleção Canarinho. Em jogo disputado no Estádio Nacional do Peru, a equipe guarani fez 3 a 2 no Brasil e ficou com o caneco. O time brasileiro, na oportunidade, já contava com importantes jogadores que anos mais tarde conquistariam o primeiro título mundial da história do país: nomes como Nilton Santos, Didi e Djalma Santos.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.