Roma será candidata a organizar Jogos Olímpicos de 2024

  • Por Agencia EFE
  • 15/12/2014 10h32

Apesar da vontade EFE Roma será candidata a organizar Jogos Olímpicos de 2024

Roma será candidata a receber os Jogos Olímpicos de 2024, afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro da Itália, Mateo Renzi, que garantiu que a capital do país apresentará um projeto “sem grandes infraestruturas, mas com grandes atletas”.

O anúncio foi feito por Renzi durante a entrega do Colar de Ouro ao Mérito Esportivo, no salão de honra do Comitê Olímpico Nacional Italiano (Coni).

O primeiro-ministro disse aos atletas premiados que sente a necessidade de ajudar o esporte italiano e acredita que organizar o evento seria a melhor forma de obter os resultados esperados.

Dessa forma, a capital italiana se transforma na primeira cidade a manifestar o desejo de hospedar os Jogos Olímpicos de 2024, na sequência dos que serão disputados em 2020, em Tóquio.

Renzi destacou a “coragem e a energia” dos atletas italianos. E lamentou a falta de ambição da Itália em algumas oportunidades, defendendo que o país tem todas as condições de sediar o evento olímpico.

“Se há problemas devemos os enfrentar, mas não podemos deixar de sonhar e tentar”, disse o primeiro-ministro, que anunciou também que a candidatura será apresentada em setembro de 2015.

Apesar de ter detalhado pouco o projeto, Renzi afirmou que outras cidades poderão auxiliar Roma como sede, citando Florença, Nápoles e Sardenha.

“Não sei se conseguiremos. Estou muito convencido que sim. É uma das coisas mais bonitas que podemos fazer por nós mesmos, por nossos filhos e pela Itália”, afirmou Renzi.

O anúncio oficial de hoje é uma confirmação do antecipado pelo então primeiro-ministro, Enrico Letta, que disse em fevereiro que a Itália seria candidata aos Jogos Olímpicos de 2024 em visita às instalações de Sochi, cidade russa que organizou a versão de inverno do evento esportivo.

Na época, Letta disse que a Itália apresentaria um projeto sem “custos faraônicos” e revelou já ter conversado sobre o assunto com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach.

Após a apresentação oficial da candidatura, Roma terá que criar um comitê de garantias. O órgão serve como um instrumento interno de fiscalização.

Analistas italianos alertam sobre o “fantasma da corrupção” que cercou a Copa do Mundo de 1990, e que agora ronda a Expo 2015 de Milão, com “corrupção e obras não terminadas”.

Além da corrupção, o país discute a viabilidade econômica e o retorno que poderia obter ao realizar os Jogos Olímpicos.

Em fevereiro de 2012, o governo de Mario Monti, antecessor de Letta, não autorizou que Roma fosse candidata por afirmar não ter condições de assumir as garantias financeiras que o COI pede às cidades candidatas. Renzi acredita que é possível assumi-lás. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.